domingo, 18 de outubro de 2020

POESIA NÃO RIMA COM PANDEMIA - 32 ASSERTIVAS DE POETAS ACREANOS – PARTE I

 

 


“O mundo caminhava senhor de si.

Os ricos eram senhores da terra;

Os pobres não tinham lugar sequer para por o pé” (p.34)

 É com esses versos de Francisco Saraiva que eu inicio a primeira parte da resenha da antologia internacional organizada por Valdeci Duarte, com poetas de Angola, Brasil e Portugal. Valdeci Duarte idealizou a antologia  e lhe deu o título “Poesia não rima com Pandemia”. Foi buscar poemas dentro e fora do Brasil. O prefaciador da antologia, Elizeu da Costa Melo,  ao apresentar a obra escreveu: “Tal  antologia é marcada pela criatividade e diversidade geográfica de seus autores, no qual cada um teve a liberdade de expressar seu pensamento através dessa obra neste momento de crise pandêmica, sem censura e sem dogmas” (p.12).

Valdeci Duarte contou com a participação de  32 poetas do Acre, 3 do Amazonas, 3 do Amapá, 3 do Ceará, 1 do Maranhão, 2 de Minas Gerais, 1 da Paraíba, 3 de Pernambuco, 6 do Rio de Janeiro, 1 de Rondônia, 2 do Rio Grande do Sul,  1 de Portugal e 2 de Angola. Totalizando 60 poetas acadêmicos e outros que começam a abrir seus próprios caminhos. A democracia norteia as 180 páginas, dando espaço a  poetas das mais diferentes idades, alguns estudantes do ensino médio e outros doutores. A bandeira hasteada foi inegavelmente da poesia.

O organizador, Valdeci Duarte, embora jovem, tem características das milenares árvores da floresta, que fincam suas raízes, engrossam o tronco e  crescem a copa, agigantando-se para servir. Além de garimpar os poemas, ele fez também a diagramação e a capa. O resultado é um projeto gráfico que nada deixa a desejar. O livro tem o selo da Editora Das Galáxias.

Mas, o que escreveram os poetas? Que mensagens eles deixam às gerações de leitores?  Nessa primeira parte da resenha vou me dedicar aos 32 poetas acreanos.  Vejamos.

Laini Lopes alerta que em tempo de pandemia

“Cuide de quem você ama/  E se proteja também/Evite aglomerações/Que logo, logo ficará tudo bem/ Sua casa é seu escudo/ Enquanto isso tudo durar/ Mantenha a calma no coração/  E não esqueça/       Ficar em casa ainda é a melhor opção” (p.22).

               Francisco Dandão correpena do seu poema e delega ao vento levá-lo aos leitores:

                               O vento leste traz o vírus

                               E a morte rompe a cadeia da vida

                               ...

                               O vento, a morte e o vírus

                               Quebram a cadeia da vida” (p.24)

 E por estarmos numa linha tênue, a poeta Mara Rodrigues diz:

                               “O mundo parou!

                               Tudo desacelerou!

                               ...

                               Tudo está estranho

                               O céu está triste

                               O mundo parou” (p.26)

 Os versos de Josinéia dos Santos lembram o que realmente importa:

 

 “Tem tempo que é preciso desacelerar  o progresso para acelerar a   vida

...

Classe social e raça (essas invenções inversas da humanidade)

Têm a mesma cor, o mesmo valor

O que pesa na balança das nações é a vida

Porque esta que a todos iguala

Deixa vazios nos funerais sem despedidas” (p. 28/29).

                Se a morte segue implacável ceifando vidas e sabendo o que faz, a poeta Naíde Macedo torna-se porta voz de muitas pessoas e revela a agonia do momento quando escreve:

                                               “... Como muitos ou como todos, não sei o que faço

                                               ...

                                               Esta pandemia é uma maldição

                                               ...

                                               Será seu vírus imundo, que seria capaz

                                               De ao invés de atacar os frágeis

                                               Acabar com essa poderosa corrupção?” (p.31/32)

                               Perceba o leitor que a poeta  propõe ao vírus que ele tenha outro foco. Quantas vidas já foram ultimadas com as sequelas da corrupção que assola o Brasil? Nesta cadência de medo  Devaneide Souza mostra que o invisível, o medo que contagia uma nação, estanca o mundo, acordou a humanidade foi capaz de:

                                               “O medo do invisível

                                               Nos instruiu a ter clamor

                                               Nos uniu pela dor

                                               E a fragilidade da vida” (p. 37)

                 O poeta  Alessandro Borges lembra que o Coronavírus é insaciável:

                                               “Quantos ainda terão que encabeçar sua macabra lista?

                                               Pergunta meu coração tão pequeno” (p.40)

                 É uma indagação que gostaríamos de saber a resposta.  Enquanto não sabemos vamos ficar com o “eu lírico” de Alessandro  Gondim  que testemunha ter aprendido com a pandemia e o enclausuramento a ter a natureza de um pássaro:

                                               “...Ele é a arte que me inspirou

                                               Ele é o artista que quero ser

                                               É dessa maneira que quero viver!

                                               Quero ser passarinho em cada amanhecer” (p.43)

                 A sensibilidade dos poetas não tem limites, Cláudio Brito vê e sente que a ação do vírus atinge a mais bela flor: a vida.

                                               “Tempo insano, entra dia e sai dia

                                               ...

                                               Mas de dor conhecemos e não morre a esperança

                                               Que essa lambança se torne apenas lembrança” (p.47)

                               Depois de levar o leitor a uma reflexão filosófica entre céu e inferno, Eduardo Roberto sente  a escassez de dois valores:

                                               “Este mundo que vivemos

                                               Castiga e provoca dor

                                               O que mais falta hoje em dia

                                               É amizade e amor” (P.47)

                 Se para Eduardo o amor é parco,  na visão de Ezilda Dankar  o comportamento familiar diante do Coronavírus apresenta uma força maior:

                                               “O vírus é algo real

                                               Em algum caso, fatal.

                                               Mas o amor continua sendo

                                               O antídoto mais eficaz”

                 E semelhante a poeta Laini Lopes, ela também corrobora quando afirma: “Que a nossa casa é o nosso melhor lugar” (P.49). Não distante desse pensamento, de que o amor é a mais sublime das virtudes, a poeta Fátima Cordeiro vai sustentar isso nas entrelinhas do seu poema, onde os versos são lâminas que de forma impiedosa atingem o leitor e clamam para a realidade dos gestos, da coerência moral e ética, lembrando que estamos em um mesmo plano de sobrevivência:

                                               “Lutando pela mesma vida

                                               Rastejando pela mesma comida

                                               Sufocados pela mesma sede

                                               Morrendo como animais ...” (P.51)

                 Para Iury Aleson a pandemia pegou a humanidade e a pôs num só lugar, a metáfora criada pelo poeta iguala os homens, os gatos e os cães, todos numa mesma lata:

                                               “Agora gatos e cachorros trabalham juntos

                                               ...

                                               O que  eu sei é que o lixo se espatifou.

                                               E todos nós, gatos e cachorros sofremos” (P.53)

                 O olhar do poeta Jefferson Cidreira tem uma amplidão histórica. Seu prognóstico lembra que tudo é fruto de ações  que faz o mundo sangrar há anos. Ele também  denuncia o capitalismo exacerbado:

                                               Quantas pandemias serão precisas para abrir os olhos?

                                               Para mostrar que a sociedade de desempenho é regida pelo capital”

                 O próprio poeta nos indica a solução:

Abra a porta, ande pelas ruas da cidade, abrace, se coloque no lugar do outro tão igual,

Ajude, sorria, traga flores, seja ser dotado de empatia que, mesmo neste mundo tão desigual, se torna cada dia essencial” ( P.55)

                          A esta altura da leitura, eis que estou no texto do poeta João Veras,  coincidentemente o 16º dos 32 poetas acreanos  que participam dessa antologia. Portanto, na metade, e como toda caminhada, é tempo de relaxar. João Veras faz isso em  “O intervalo sublime”,  no qual diz que qualquer palavra proferida vai ser interrogativa:

“Por que falar – a partir de agora – é interrogar ao tanto que se oculta     – e se isola

Quando se espera a espera totalizar esse atraso que se estica”  (P.57).

                Ouço  o cantar de Lídia Xavier,  em pleno “Século 21”, com notas de revoltas, ironia ao racional, lembrando que “morremos todos os dias” e o desabafo do “eu lírico” do seu poema diz:

                                               “Meu suposto criador

                                               Me escreve para andar

                                               Na linha, que ele mesmo cortou” (P.60)

                 Se o quadro da situação  provocada pela pandemia tem cores dantescas,  há na alma poética a possibilidade de “Refúgio do mundo”, e é assim que Letícia Xavier  eleva seu olhar à imensidão do Cosmo:

                                               “Para me desprender do mundo

                                               Só preciso olhar o céu à noite

                                               As estrelas indicam que preciso estar aqui” (P.62).

                 Marcos Luís é “O otimista” deste grupo, ele percebe que após a quarentena e o término da pandemia daremos maior importância ao viver:

                                               “Mas o otimista sabe que o que esta por vir nos fará

                                               Rir, e agradecerá, portanto, pelo ato de ir e vir.

                                               E, sem máscaras, poderá falar, gritar, beijar e

                                               Aproveitar a vontade louca de poder aglomerar” (P. 64)

                 A resolução da poeta Maria Vitória, por “Amor à liberdade”, fez-me lembrar a primeira estrofe do tão conhecido soneto de Camões:

 Amor é fogo que arde sem se ver,

é ferida que dói, e não se sente;

é um contentamento descontente,

é dor que desatina sem doer.

                Em seu texto é tangível que a poeta lembrou dos muitos apaixonados que estão vivendo essa experiência. E ela assim se expressa:

                                               “Não é o fim da nossa história, amor.

                                               Só um distanciamento, porque eu te amo.

                                               Tudo por causa do amor,

                                               Do sentimento e desse momento de horror”

                 E em tão sofredora vivência, Maria Vitória associa ao Coronavírus um outro, tão letal quanto aquele:

                                               “Os sintomas que me afetam

                                               Não passam nos jornais,

                                               Mas é um vírus chamado saudade,

                                               Saudade da liberdade que aqui jaz”.  (P.66)

                 A Marleide Carvalho quero dizer, enquanto leitor, que seu gesto poético  está longe de ser “Pequeno invisível”. Você se deixou salvar pela poesia e dela fez instrumento para atenuar a dor do próximo e a memória daqueles que partiram:

                                               Escrevo pelos que estão vendo apenas

                                               O teto branco de um hospital.

                                               Para aqueles que não tiveram tempo,

                                               Para escrever um último verso.

                                               Pelos que conversaram com a morte,

                                               Mas combinaram sobrevivência.

                                               Escrevo por nós, seres ansiosos e instáveis.

                                               Rimas são um abraço de sons

                                               Poesia não rima com Pandemia

                                               O abraço que precisamos” (P. 68)

 Este gênero textual e subjetivo que é a poesia  traz manifestações de sentimentalismo e  emoções, que para Maxilane Dias funcionam como “Bomba relógio”:

                               “Humanidade do Mundo

                               Fez um campo minado

                               Entrincheirados em nossas casas

                               Procuramos do vírus

                               Letal escapar”  (P.70).

 O pensamento escrito de Mazer Oliver será sem dúvida o de outros leitores também. “Jamais pensei” numa mudança tão radical provocada por um vírus.  Como somos pequenos! E a poeta depois de fazer várias ponderações termina seu poema escrevendo:

                               “Jamais pensei que estivesse tão perto, um novo           

                               Holocausto, uma divisa de novos tempos, ou quem     

                               Quem sabe novo mundo?

                               Jamais pensei” (P.73)

 Nilda Dantas  entra na antologia gritando em todas as ondas  “Eu te odeio 19” e vai mais além, personificando toda a maldade do Covid 19, como encarnação de Átila, Herodes, Nero, Calígula, Hitler, Mao ou até mesmo a 11ª praga do Egito.  Mas, para a poeta, o mau tem seu fim certo:

                               “A gente vai pegar você

                               Como muitos resistiram e sobreviveram

                               A esses tiranos

                               Também vamos te vencer”  (P.75)

 E é de vitória que Paulo Leno fala aos seus leitores, mostrando  que “A vida que vale a pena” é aquela disposta, corajosa, impetuosa, de pessoas íntegras, enfim:

                                “A vida que vale a pena

                               É uma vida varonil

                               Feita de pessoas gloriosas

                               Do meu eterno Brasil”

 Sérgio Roberto da Silva lembrou de homenagear a infantaria, àqueles que numa guerra estão na linha de frente, neste caso seu poema vai “Às equipes de saúde”. Uma saudação mais do que justa a esses profissionais.

                               “Enquanto alguns não respeitam

                               Ou simplesmente rejeitam

                               A grave situação

                               Esses heróis estão lá

                               Buscando as vidas salvar

                               Pro bem de toda nação” (P.79)

 No exercício dessa leitura, “No balanço dos meus pensamentos”, chego ao poema de Val Amorim,  agarro-me ao texto com a cadência de um movimento sicrônico, onde a poeta me permite sentir esperança:

                               “ ...

                               Na clausura, na quarentena,

                               Nesse distanciamento,

                               Me falta muito mais que o vento!

                               Me lanço no balanço da esperança,

                               Na certeza das crianças

                               De que a volta é garantida!” (P.81)

 Vivemos tempos sombrios, a linha da vida oscila e a lâmina da foice está pronta para cortá-la a qualquer momento. O poeta, entretanto,  faz “Poesia de tempo sem pressa ...” . Assis Pereira bem sabe disso:

                               “As histórias esquecidas

                               Foram relembradas

                               A cultura, a poesia, as artes

                               Por muitos adormecidas

                               Foram a salvaguarda

                               ...

                               E fizeram da crise

                               Nova forma de enxergar

                               A si mesmos e os outros

                               E mesmo não tendo muito

                               Ajudaram a quem tinham pouco           

                               E seguiram a estrada

                               Rumo ao aparente nada” (P.84)

 Emerson do Nascimento Silva  tem nas mãosbandeira do amor, esse sentimento que nas palavras de Francisco de Assis “faz o amargo ficar doce” e no  adagiário popular “para quem ama, catinga de bode é cheiro”. Sim, “O amor cura tudo!” não há dúvida nessa afirmação.

                               “Aprendamos de uma vez por todas o que nunca

                               Deveríamos ter esquecido:

                               Que o remédio é o Amor que tudo cura e estava banido” (P.86)

 Finalmente chego aos três últimos poetas acreanos:  Célia de Paula,  Uéliton Freire e  Rosângela Fonseca.  Também se ocupam de “Pandemia”, essa “Pandemia nossa de cada dia” que nos força indagar: “Que tempo é esse?”

Célia , é tempo  de:

                               “...Priorizar o cuidado

                               O isolamento manter

                               Para o Covid se afastar

                               E voltarmos a viver” (P.88)

 Uéliton, é tempo de:

                                “Ruas vazias

                               Lágrimas do rosto a derramar

                               O tédio passou a ser companhia

                               Vidas ceifadas

                               E nós de mãos atadas” (P.90)

 Rosângela, é  tempo de:

                                “Que causa exaustão

                               Vou morrer/ Vou viver

                               Choro/Sorrio

                               Fico perto/Fico longe

                               Me contamino/ Não me contamino

                               Isso passa/ Não passa” (P.93)

 E é assim, que este grupo de 32 poetas acreanos abre a primeira parte o livro “Poesia não rima com Pandemia”.

                                “Pandemia é flagelo, rompimento de elos, clausura regulada com rigor; perdas e marcas que o tempo não vai apagar” ( Francisco Saraiva. P.34)

 

                                               Parnamirim-RN, 18 de outubro de 2020

                                               Francisco Martins

 

terça-feira, 13 de outubro de 2020

MANÉ BERADEIRO É CITADO EM ARTIGO DO ACADÊMICO JURANDYR NAVARRO DA ANRL

 A  revista nº 64 da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, referente aos meses de julho a setembro de 2020 já está disponível para o público. A capa  é uma homenagem ao artista plástico Thomé Soares Filgueira (1938-2008).  O trabalho  de Thiago Gonzaga (editor) e do Acadêmico Manoel Onofre Jr (diretor) é de suma importância para a história da nossa literatura. 


 Artigos, ensaios, entrevistas, humor, contos, crônicas e poesias  formam o leque de opções que o leitor pode escolher para se deleitar.  O recente número,  no artigo escrito pelo Acadêmico e Vice-Presidente Jurandyr Navarro,  cujo título é:  "Tristão Barros",  páginas 71 a 78, o autor  fez referência ao cordel escrito por Mané Beradeiro: "Tristão Barros - A águia do Seridó".

 

 Esta não é a primeira vez que ocupantes da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras citam o poeta Mané Beradeiro.  A primeira vez foi em 2014, por Ernani Rosado, revista nº 38.  

 



PALHAÇO LEITURINO LEVOU ALEGRIA ÀS CRIANÇAS DO BAIRRO DE FELIPE CAMARÃO

 Foi na tarde de ontem, 12 de outubro, que o Palhaço Leiturino, personagem de Francisco Martins,  levou alegria às crianças do bairro de Felipe Camarão, zona oeste de Natal-RN.

A apresentação aconteceu dentro da programação da Igreja do Evangelho Quadrangular -IEQ, que fez o convite ao artista e ele aceitou participar do evento. O Palhaço Leiturino contou histórias,  levou seus fantoches manipulados e fez da sua apresentação, um momento de alegria e reflexão sobre a importância da maior riqueza que é o Amor de Deus para conosco.



quinta-feira, 8 de outubro de 2020

DISCURSO DE JOÃO BATISTA PINHEIRO CABRAL - NECROLÓGIO DE PAULO MACEDO

Academia Norte-Rio-Grandense de Letras

Necrológio do Acadêmico Paulo Macedo

Falecido em 5 de julho de 2020

Discurso de homenagem póstuma proferido pelo Acadêmico João Batista  Pinheiro Cabral, cadeira 6

Em Sessão Solene realizada em 8 de outubro de 2020

 

 

 

 

                   Senhor Presidente Diógenes da Cunha Lima Filho, Senhor Vice-Presidente Jurandyr Navarro da Costa, senhoras Acadêmicas, senhores Acadêmicos,  dignos familiares de Paulo Macedo, minhas senhoras e meus senhores.

                   Estamos aqui reunidos nesta tarde quase noite da primavera  do ano da graça de 2020 para juntos e com o mesmo sentimento, cumprirmos o que estipulam as normas de nossa Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, e participando do necrológio/réquiem de nosso extinto e estimado confrade Paulo Macedo, que ocupou em vida a cadeira nº 10 da Casa de Câmara Cascudo.

                   Aceitei, não sem antes ponderar que há acadêmicos mais qualificados, que poderiam de uma forma mais sofisticada cumprir este mister, mas tentarei levar  a cabo a aceitei a missão que me  foi dada pelo Presidente desta casa. Assim, aqui estou para dela desincumbir-me.

                   Permitam-me iniciar  com um poema de Fernando Pessoa intitulado, "Depois de tudo", que corre assim:

 

                                      Depois de tudo ficam três coisas:

                                      A certeza de que estamos sempre a começar ...

                                      A certeza de que é preciso continuar ...

A certeza de que podemos ser interrompidos antes                       de terminar.

 

Por isso devemos: fazer da interrupção um caminho...

                                     Da queda um passo de dança ...

                                      Do medo uma escada ...

                                      Do sonho uma ponte .

 

                   Paulo Macedo nasceu em Limoeiro do Norte-CE, em 29 de dezembro  de 1931. Essa cidade, ao tempo do seu nascimento, era sede de um pequeno município, antes das grandes obras públicas que iriam transformá-las no polo de desenvolvimento econômico que é hoje. Os pais de Paulo Macedo foram Miro Davi Fahiena e Dona Maria Olimpo Fahiena que lhe deram o nome de Isaac Miro Fahiena de acordo com algumas fontes ou Isaac Fahiena, de acordo com outras.

                   Quando o então menino - futuro Paulo Macedo - completou dois anos de idade, sua família, mudou-se para a  capital do estado do Ceará, Fortaleza, onde ao atingir a idade escolar o pequeno Isaac foi estudar no Colégio “São João”, como está registrado na excelente entrevista concedida  por Paulo Macedo ao programa  "Ponto de Vista" com Nelson Freire, que foi ao ar pela primeira vez há alguns anos e reprisado logo depois do seu falecimento como uma significativa homenagem póstuma do produtor do programa.

                    Nessa entrevista Paulo Macedo afirma que enquanto estudante do educandário acima referido foi assistir  uma palestra do então prefeito de Natal - Djalma Maranhão - proferida durante uma convenção de Clubes de Diretores Lojistas que se realizava no Centro de Convenções de Fortaleza-CE, tendo sido escolhido para fazer a saudação ao palestrante e assim ficou conhecendo o político e prefeito potiguar Djalma Maranhão. Ao agradecer a saudação do jovem estudante pelas entusiásticas palavras de boas vindas, o prefeito lhe fez um convite, que se revelou profético, para que futuramente ele se mudasse para Natal a fim de ajudá-lo com seu trabalho nas lides políticas e jornalísticas que planejava desenvolver em Natal. Quis o destino que tudo isso viesse acontecer, como será demonstrado mais adiante.

                   Quando as forças do destino começaram atuar  de forma cronotopocinética sobre o jovem Isaac Fahiena, ele foi compelido a deixar a terra da bela Iracema e dirigir-se à terra  de Poti.  Assim, cumprindo seu destino, deixou o Ceará e veio para o Rio Grande do Norte. Não veio diretamente para Natal. Tangido pelos ventos fortes da fortuna foi, primeiro, para a cidade de Patu-RN. Lá chegando, tornou-se locutor do serviço de alto-falantes da cidade, a Divulgadora Municipal, que era o meio de comunicação mais moderno daquela época. Porém as inescrutáveis e insondáveis forças eólicas do destino voltaram a agir sobre o jovem Isaac  e trouxeram-no para Natal,  que no dizer do grande cronista Wodem Madruga, Acadêmico eleito mas ainda não empossado, é a aldeia de Poti mais bela.

                   Aqui chegando, lembrou-se do convite que lhe fizera Djalma Maranhão, em Foraleza-CE quando  da já mencionada convenção de Clubes de Diretores Lojistas lá na terra da bela Iracema. Djalma recebeu-o muito bem e o contratou imediatamente para trabalhar num jornal que acabara de instalar  que se chamava "Folha da Tarde" e depois no "Jornal de Natal", o periódico de maior densidade  política e teor econômico e social, dirigido  aos leitores de educação média. Esse jornal  continha artigos e notícias que tratavam de ideias sociais e teve circulação intermitente,  e de forma infrequente perdurou por algumas décadas em Natal. A redação dos dois jornais  mencionados localizava-se na Avenida Rio Branco, próximo ao então Mercado Público da Cidade Alta, onde hoje funciona o Banco do Brasil e uma agência dos Correios.

                   Paulo Macedo depois de passar pouco tempo alojado na própria redação, foi residir em um pensionato na Avenida Junqueira Aires, quase em frente a Igreja Presbiteriana de Natal, perto do majestoso edifício sede da Prefeitura Municipal de Natal.

                   Em pouco tempo, o jovem  Paulo Macedo conquistou total confiança de Djalma Maranhão. Graças a sua dedicação aos  afazeres  e passou a trabalhar diretamente com Djalma. A essa altura Djalma já era prefeito eleito de Natal e convidou-o para trabalhar junto a ele,  como Chefe de Gabinete do Prefeito, posto que conquistou pela sua ética no trato com as pessoas,  por sua sensibilidade e sua  grande alma, como foi dito por Dorian Gray Caldas, em artigo, publicado na “Tribuna do Norte” há alguns anos  e citado por Daladier Pessoa  da Cunha Lima, em seu antológico artigo intitulado "Honras ao amigo Paulo Macedo", publicado no jornal “Tribuna do Norte",  em 25 de julho de 2020, homenageando postumamente o ilustre desaparecido. Nesse artigo o Acadêmico Daladier cita, ainda, Câmara Cascudo em seu livro "Gente Viva" no qual se lê: " A  morte existe;  os mortos não! Prorrogo-lhes a companhia nestes vestígios de convivência".  É isso que nos ensina o mestre de todos nós,  sob cuja égide nasceu esta Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.

                   Paulo Macedo, nome que adotou ao tornar-se uma pessoa pública no Rio Grande do Norte, no Nordeste e no Brasil, cuidou de acrescentar pelas vias legais e judiciais ao seu nome Isaac Fahiena  ( ou Isaac Miro Fahiena),  nome  que lhe foi dado ao  nascer, passando seu nome a ser legalmente  Isaac Fahiena  de Paulo Macedo. E foi como Paulo Macedo que ele conquistou todas as posições, cargos, funções e títulos que ao longo da vida colecionou.  Paulo Macedo galgou, para citar apenas algumas de suas conquistas, os seguintes resultados, tudo fruto de seu persistente trabalho.

         ─ Graduou-se na primeira turma do curso de jornalismo pela Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, quando o curso funcionava  no prédio da Fundação José Augusto, muito antes da sua federalização;

         ─ Foi professor de História da Música na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na época em que era Reitor o Doutor Onofre Lopes da Silva;

         ─ Cursou a Escola Superior de Guerra - ESG - no Rio de Janeiro, concluindo o curso com muito sucesso;

         ─ Foi fundador da Secretaria Municipal de Turismo de Natal e seu primeiro titular, defendendo entusiasticamente a vocação  do Rio Grande do Norte para o turismo, como atividade econômica e cultural. Convém lembrar que nessa época, não havia Secretaria Estadual de Turismo nem órgão que cuidasse da promoção do turismo como atividade econômica de grande importância para o Estado;

         ─ Foi  uma espécie de Secretário de Cultura do Estado (Diretor da Fundação José Augusto) no Governo de José Agripino Maia;

         ─ Foi Assessor do Governo de Lavoisier Maia Sobrinho;

         ─ Foi Diretor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na Presidência do então Deputado Estadual Nelson Freire que o incumbiu de organizar a realização em Natal do Iº Congresso Brasileiro das Assembleias Legislativas, com o comparecimento de mais de mil deputados estaduais;

         ─ Construiu e inaugurou o majestoso Memorial Câmara Cascudo, localizado ao lado da antiga Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, próximo a Praça André de Albuquerque;

         ─ Presidiu durante anos o Rotary Club, em Natal-RN e participou de várias atividades rotarianas no Brasil e no exterior, conforme depoimento pessoal no já citado programa "Ponto de Vista";

         ─ Foi integrante do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e de outras seis instituições similares, em diferentes estados e no Distrito Federal;

         ─ Recebeu a outorga de Cidadão Honorário de mais de 150 municípios do Rio Grande do Norte (Depoimento  no citado  programa "Ponto  de Vista');

         ─ Conheceu mais de 60 países, conforme a mesma fonte acima;

          ─ Foi lhe outorgada a distinção de Cidadão Honorário Norte-Rio-Grandense, título que lhe foi concedido pela Assembleia Legislativa do Estado;

         ─ Exerceu atividades jornalísticas em vários jornais de nossa capital e de Recife-PE;

         ─ Foi fundador da crônica social diferenciada no Brasil. Seus programas  alcançavam recordes de audiência, principalmente os levados ao ar pela Rádio Poti de Natal onde atuou por quase 40 anos;

         ─ Suas crônicas sociais eram publicadas com grande destaque, principalmente nos jornais "Diários de Natal e “O Poti”,  a época os de maior circulação no Estado;

         ─ Criou e manteve por mais de 30 anos o programa de grande prestígio na televisão chamado "Sala Vip", na Tv Ponta Negra;

         ─ Seu programa de notícias sociais, políticas e econômicas na Rádio Poti, sempre ao meio dia, era líder absoluto de audiência e de prestígio em todo o Rio Grande do Norte;

         ─ Fundou o jornalismo automobilístico no Rio Grande do Norte, publicando por mais de 30 anos, sempre às sextas-feiras, um caderno especializado com as últimas notícias das inovações no setor, tanto na imprensa natalense como na pernambucana, ( conforme entrevista no programa "Ponto de Vista");

         ─ Por três décadas patrocinou e realizou a maior festa em prestígio e qualidade chamada "Festa das Personalidades" que atraia a atenção de todo o país para Natal ( mesma fonte);

         ─ Coordenou em nosso Estado por muitos anos o concurso de Miss Rio Grande do Norte, sempre com grande sucesso;

         ─ Recebeu e homenageou em Natal, por duas vezes, diferentes vencedoras do Concurso Miss Universo (mesma fonte);

         ─ Foi agraciado com a Medalha do Mérito Alberto Maranhão, no Governo do Monsenhor Walfredo Gurgel.

         Paulo Macedo casou-se em primeiras núpcias com a pianista e musicista Luíza Maria Dantas de Macedo. Deste casamento nasceu-lhe um filho, Miguel Neto. Com o passar do tempo, dela divorciou-se. Contraiu segundas núpcias com a senhora Tânia Macedo. O casal criou dois filhos dessa nova união, chamados Paulo e Adriana. Paulo Macedo era um pai extremado, muito devotado aos filhos, visitando-os frequentemente, levando-os para almoços e jantares nos fins de semana. Facilmente eram visto juntos em animadas reuniões familiares nos restaurantes de Natal.

         Paulo Macedo pertenceu a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras desde 1979 até a sua morte. Convém destacar que além de integrar a Casa de Câmara Cascudo, Paulo Macedo também fez parte, por muitos mandatos consecutivos, do Conselho Estadual de Cultura, sendo sempre reindicado para ali continuar prestando sua colaboração à cultura do nosso Estado. Paulo Macedo foi indicado para a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras- ANL - pelo mestre Luis da Câmara Cascudo, seu proponente, que um belo dia telefonou ao Presidente da ANL, Doutor Onofre Lopes da Silva, dizendo-lhe da forma mais direta e peremptória possível que sugeria "terminantemente" o nome de Paulo Macedo para ocupar a cadeira 10, cujo patrono é Elias Souto, tendo sido seu fundador e o primeiro ocupante  Bruno Pereira, que se encontrava vaga devido ao seu falecimento.

         Imediatamente o Presidente da ANL, Doutor Onofre Lopes da Silva chamou  Veríssimo Pinheiro de Melo e Diogenes da Cunha Lima Filho e comunicou-lhes o sumário da conversa telefônica que tivera sobre o preenchimento da cadeira 10, que, como já foi dito, encontrava-se vaga e pediu a Veríssimo e a Diogenes que apoiassem a candidatura do jornalista, cronista , entrevistador de programas de televisão e radialista Paulo Macedo ( Conforme depoimento na  referida entrevista "Ponto de Vista" e mais  o testemunho de Diogenes da Cunha Lima Filho).

          Além dos pontos aqui alinhados, Paulo Macedo era também, conforme Daladier Pessoa da Cunha Lima em seu já citado artigo, “um artífice de amizades, fomentador da paz e da boa convivência entre os seres humanos". Um lídimo integrante do discipulado de Gamaliel, como gostava de dizer Câmara Cascudo.

         Paulo Macedo organizou e publicou durante 30 anos "O Dicionário da Sociedade do Rio Grande do Norte", enfatizando sempre a sua atualização anual. Elaborou e publicou durante muitos anos em jornais do Rio Grande do Norte e Pernambuco, um caderno especializado em automobilismo. Em forma de livro organizou, editou e publicou um volume contendo escritos de vários cultores das letras, sobre diversos temas, ao qual deu o título de "Memória Contemporânea".

         Paulo Macedo foi eleito para a cadeira nº 10 da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras – ANL, em 13 de setembro de 1979. Tomou posse em 26 de fevereiro de 1981. Foi saudado pelo Acadêmico Diogenes da Cunha Lima Filho. Serviu à instituição que o acolheu como Vice-Presidente por muitos e muitos anos até o dia do seu falecimento. Paulo Macedo encantou-se no dia 5 de julho de 2020, em decorrência de um acidente doméstico, no qual quebrou o fêmur e durante a internação no hospital para onde foi levado a fim de receber tratamento, contraiu uma pneumonia vindo,  infelizmente,  a falecer.

         Senhor Presidente,

         Senhor Vice Presidente,

         Senhoras e Senhores Acadêmicas e Acadêmicos,

         Digníssimos familiares de Paulo Macedo,

         Minhas senhoras e meus senhores,

         ASSIM ERA PAULO MACEDO.

         MUITO OBRIGADO!   

 

NECROLÓGIO DE PAULO MACEDO SERÁ LOGO MAIS ÀS 16 HORAS

 A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras vai realizar na tarde de hoje, a Sessão Solene, na qual declarará vaga a cadeira 10,  que teve como seu segundo ocupante o jornalista Paulo Macedo. O necrológio será proferido pelo Acadêmico João Batista Pinheiro Cabral, ocupante da cadeira 6.

Paulo Macedo nasceu na cidade de Limoeiro do Norte- CE, em 29 de dezembro de 1931.  Viveu 88 anos. Ainda jovem veio para Natal e aqui se dedicou à imprensa escrita, falada e televisada.  Entrou na Academia em 13 de setembro de 1979 e sua posse aconteceu em 26 de fevereiro de 1981.

Paulo Macedo, em primeiro plano, em reunião do Conselho Estadual de Cultura do RN

O elogio da saudade que vai ser feito pelo Acadêmico João Batista Pinheiro Cabral será às 16h, na sede da Academia, situada a Rua Mipibu, 443, bairro Petrópolis, em Natal.

João Batista Pinheiro Cabral

 O discurso que será lido hoje à tarde será publicado na próxima revista da ANRL, mas ainda hoje o leitor desse blog terá a oportunidade de lê-lo, por aqui.



terça-feira, 6 de outubro de 2020

VISÃO - POEMA DE FRANCISCA JÚLIA (1871-1920)

 


Eu sonhava talvez. Talvez sonhando

Estivesse nessa hora abençoada,

Em que do céu, tranquila, a vi baixando

Por uma grande e luminosa escada.

 

Havia em tudo as silenciosas mágoas

Das noites de luar ... Pálida e nua,

Vagava pelo céu a branca lua

Tremendo toda no bulir das águas ...

 

Vendo-a nem vi os ásperos abrolhos

Em que meus pés iam sagrando.... E vi-a

Nessa atitude de quem ama, os olhos

Claros e azuis postos nos meus...E ria ...

 

Não sei que vago sonho, que ventura

De amor sonhei naquele olhar celeste...

Vi-a envolvida numa fina veste

De vaporosa e imaculada alvura.

 

Desde o dia em que a vi, não sei que estranha

Felicidade me acalenta e acalma;

Vejo-a ao meu lado, sinto-a dentro d'alma;

Ela por toda parte me acompanha.

 

Hei de encontrá-la ainda uma vez; mas onde?

Em que plaga risonha, em que infinita

Pátria encantada essa visão habita

Que à minha voz saudosa não responde?

 

 


segunda-feira, 28 de setembro de 2020

GOVERNO FEDERAL JÁ REPASSOU DOIS BILHÕES EM APOIO À CULTURA

 


O Ministério do Turismo atingiu, na noite desta terça-feira (22), a marca dos R$ 2 bilhões em repasses para apoiar a cultura de estados e municípios. Até o momento, 25 estados e 905 municípios brasileiros receberam o recurso do Governo Federal que já soma R$ 2.002.992.334,31. O montante enviado para os estados chega a R$ 1.446.887.417,76, enquanto que, para os municípios, registra R$ 556.114.916,55. O dinheiro faz parte dos R$ 3 bilhões previstos pela Lei 14.017, mais conhecida como Lei Aldir Blanc, destinada a apoiar o setor cultural durante o período de enfrentamento à Covid-19.

Os estados e municípios que ainda não enviaram seus planos de ações têm até o dia 16 de outubro para encaminhar as informações solicitadas ao Ministério do Turismo. Ao todo, 1.845 planos já foram aprovados e outros 1.562 estão em processo de complementação, em cadastro ou em análise.

O secretário Especial da Cultura, Mário Frias, destacou a importância da pronta participação dos gestores no envio das informações para auxiliar o setor. “Este recurso é vital para apoiar o nosso setor cultural, tão atingido por essa pandemia. Trata-se de um auxílio completo que prevê não apenas o auxílio para o artista, como também a manutenção de espaços culturais e projetos de fomento”, destacou.

Atualmente, a Pasta realiza o pagamento previsto no 2º lote - para os planos aprovados entre os dias 02 e 16 de setembro - e que será finalizado no dia 26 de setembro. Já o Lote 3, será destinado aos planos aprovados até 01 de outubro e deverão receber os recursos até 11 de outubro. O último lote, por sua vez, prevê que os planos sejam aprovados até 16 de outubro e determina o pagamento até 26 de outubro.

Os valores são transferidos do Fundo Nacional da Cultura, administrado pelo MTur, preferencialmente para os fundos estaduais, municipais e distrital de cultura. No caso de não haver fundo para a realização da transferência fundo a fundo, o dinheiro poderá ser repassado para outros órgãos responsáveis pela gestão desses recursos.

Aldir Blanc 

Sancionada em 29 de junho de 2020, a Lei 14.017/20 prevê a destinação de R$ 3 bilhões para pagamento de renda emergencial mensal aos trabalhadores da cultura – R$ 600 pelo período de três meses. Também prevê subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais – entre R$ 3 mil e R$ 10 mil – e, ainda, iniciativas de fomento cultural, como editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e outros instrumentos destinados à manutenção de agentes, de espaços, de iniciativas, de cursos, de produções, entre outros. Para as ações de fomento foi definido um percentual mínimo de 20%, o equivalente a R$ 600 milhões.

O valor repassado para cada estado, além do DF, foi definido por uma equação que considerou: 20% dos critérios de rateio do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e 80% em relação à proporção da população. Já o valor para os municípios levou em conta a equação: 20% dos critérios de rateio do Fundo de Participação dos Municípios e do Distrito Federal (FPM) e 80% em relação à proporção da população, conforme critérios de decisões do Tribunal de Contas da União (TCU).