Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

RECONHECIMENTO DA ARTE DE MANÉ BERADEIRO E DO PALHAÇO LEITURINO CHEGAM ATÉ CAMPINA GRANDE

De 28 de fevereiro até o dia 4 de março de 2014, Mané Beradeiro e o Palhaço Leiturino estarão administrando as palestras para a turma Kids, crianças até 12 anos, dentro  da 12ª Consciência Cristã Kids. Os temas abordados pelos personagens Mané Beradeiro e o Palhaço Leiturino serão:
a) Já nasci. Como nascer de novo?
b) Ouvindo a tua voz
c) Senhor! Usa-me
d) Crescendo e te conhecendo
e) Pare, pense. Cristo vive em mim
f) Vida Eterna tem em Jesus
g) Encontrei em Cristo uma nova vida.
O evento  que acontece em Campina Grande-PB é a maior concentração de evangélicos do Nordeste do Brasil, durante o período do carnaval. A cidade para no ato de recepcionar inúmeras caravanas. Hotéis, pousadas, escolas, igrejas acomodam o máximo de pessoas que chegam das mais diversas regiões. Simultaneamente acontecem 16 encontros variados, que conta com a participação de 86 palestrantes e 26 preletores. Todos os congressos, encontros, seminários tem inscrição e entrada franca. À noite, cerca de 20 mil pessoas se encontram no Parque do Povo para cultuar e adorar o Senhor Deus!
Saiba mais visitando o endereço abaixo:
http://conscienciacrista.org.br/Paralelo.asp

e veja também o vídeo
 



70 ANOS SEM MONTE: UM HOMEM QUE VALIA POR MUITOS

Ele foi muito mais do que um padre. Podemos afirmar sem medo de errar que Padre Luiz Monte era uma verdadeira biblioteca viva, dada à sua cultura  gigantesca. Foi matemático, físico, naturalista, etc. Poliglota, dominando  quinze  idiomas. Nos deixou muito cedo, com apenas 39 anos, no dia 28 de fevereiro de 1944, há exatos 70 anos. No dia do seu sepultamento Dom Marcolino Dantas disse: " A terra deverá gemer um século para dar um novo Padre Monte". Natural de Vitória de Santo Antão-PB, nasceu em 3 de janeiro de 1905.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

HOJE JOSÉ MAURO COMPLETARIA 94 ANOS

26 de fevereiro é a data natalícia do escritor José Mauro de Vasconcelos, que veio a mundo em Bangu, Rio de Janeiro, no ano de 1920. Cresceu em Natal, sendo criado por seus tios. Aqui, na capital potiguar chegou a cursar dois anos da faculdade de medicina, mas não concluiu o curso. Voltou para o Rio de Janeiro onde trabalhou em várias  funções, antes de se tornar escritor.  Viveu apenas 64 anos, falecendo em 24 de junho de 1984. Deixou sua imortalidade registrada em mais de 13 livros. O mais famoso deles é "O meu pé de laranja lima" (1968). Um sucesso de literatura com edições em vários países.  Embora já passados 30 anos da sua morte, ele ainda continua cativando leitores de diversas faixas etárias. É grande seu fã clube.  Seu nome foi colocados em bibliotecas, rua, grêmio literário, escolas e institutos, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Natal, por iniciativa do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, o seu nome designa uma rua no bairro de Capim Macio.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

LEIDE CÂMARA A MAIS NOVA INTEGRANTE DA ANRL

Leide Câmara foi eleita no final da tarde de hoje para a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras - ANRL. Leide concorreu com Naide Gouveia  à vaga da Cadeira  31, que tem como patrono Padre Francisco de Brito Guerra, sendo o fundador da cadeira o escritor José Melquíades de Macedo e como primeiro sucessor Pedro Vicente Costa Sobrinho.
Com a presença de Leide Câmara, a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras  passa a ter no momento 8 mulheres em suas fileiras, ao longo de sua história. São elas:
Carolina Wanderley,  Palmira Wanderley,  Maria Eugênia Montenegro,  América Fernandes Rosado Maia, (falecidas) e atualmente  Anna Maria Cascudo Barreto, Sônia Maria Fernandes Ferreira, Diva Maria Cunha de Macedo e Leide Câmara.
 Para saber mais sobre a nova imortal acesse:

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

"A COPA DA REFLEXÃO" UM NOVO CORDEL DE MANÉ BERADEIRO

Com o objetivo de levar o leitor, principalmente o aluno das escolas de ensino fundamental e médio, a refletir sobre o universo da Copa,  o poeta cordelista Mané Beradeiro escreveu mais um cordel "A Copa da Reflexão", que trata de futebol, copa, cidadania, educação, saúde, segurança, etc.
O novo folheto, o 30º de sua produção,  estará disponível para a venda na primeira semana de Março, ao preço de R$ 2,00 (dois reais). Os pedidos podem ser formulados via e-mail: maneberadeiro1@hotmail.com
Algumas estrofes do cordel:



Futebol neste Brasil
É  loucura e paixão
Começa já muito cedo
Lá dentro do barrigão
Quando a criança chuta
Demonstrando emoção

...


A criança vai crescendo
Nesta terra tão hostil
Onde a bola vale mais
Que um sonho varonil
Acostuma-se ouvir:
Futebol é no Brasil.

...

Professores se dedicam
Em sua tão nobre missão
Que cada sala de aula
Tem jeito de seleção
Só Deus sabe quantas faltas
Sofre este cidadão.

SERTÃO PRESENTE EM ANGICOS

Este final de semana passei na cidade de Angicos-RN, com outras pessoas que integraram a caravana do projeto "Sertão Presente Angicos", cujo objetivo é levar a mensagem do Amor de Cristo aos corações. Foram momentos ricos de espiritualidade, além de fazer novos amigos, como Ronaldo da foto acima. Fizemos ações na feira livre, em escolas para crianças, jovens e adultos, sem deixar de visitar algumas igrejas locais.





quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

MANÉ BERADEIRO VAI ESTAR NO SERTÃO PRESENTE EM ANGICOS

No próximo final de semana, sábado e domingo, Mané Beradeiro vai participar da viagem missionária do projeto "Sertão Presente em Angicos", que congrega várias denominações religiosas cristãs, em busca de um só objetivo que é levar às pessoas o amor de Cristo.
Mané Beradeiro dará sua contribuição como cordelista, fazendo apresentações para o povo de Angicos,  que conhecerá pela primeira vez o trabalho do artista. O ônibus que levará a equipe vai sair sexta feira à noite de Natal e retorna no domingo, com previsão para chegar à meia noite.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

MANÉ BERADEIRO SE APRESENTA NO CEC/RN

Na tarde de hoje, 18 de fevereiro de 2014, às 17 hs,  Mané Beradeiro irá fazer na abertura da primeira sessão ordinária do ano do Conselho Estadual de Cultura do RN, uma apresentação para os membros daquele colegiado.
Mané Beradeiro vai declamar o poema "Dona Branca e Carlos de Montevar" do poeta Paulo de Tarso Correia de Melo, tendo como pano de fundo a música instrumental  Sole Mio. Vai ser a primeira vez que o artista mostra seu trabalho àquele Colegiado.



CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA COMEÇA HOJE SUAS REUNIÕES

O Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte - CEC/RN inicia na tarde de hoje suas  sessões alusivas ao ano de 2014. O CEC/RN funciona na sede da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, sito à Rua Mipibu, 445, bairro Petrópolis, Natal.
O Presidente do Conselho é o multifacetado Iaperi Araújo (médico, escritor, poeta, desenhista, crítico de arte, roteirista ...) e conta com a seguinte formação:
Iaperi Araújo - Presidente

Jurandyr Navarro - Vice-Presidente
Anna Maria Cascudo Barreto
Paulo de Tarso Correia de Melo
Diógenes da Cunha Lima  (representante da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras)
Valério Mesquita (representante do Instituto Histórico e Geográfico do RN)
Eulália Duarte Barros
Sônia Maria Fernandes Ferreira
Paulo Macedo
Vicente Serejo
Nelson Ferreira Patriota Neto
Francisco Fausto Paula de Medeiros
Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia
Diva Cunha
Paulo Heider (representante da Fundação José Augusto)

As sessões ordinárias acontecem sempre às 17 horas da terça feira. O CEC/RN é um órgão consultivo e não deliberativo, que atua na assessoria à Governadora do Estado, em sintonia com a Fundação José Augusto, a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico do RN. Estas três entidades têm representantes dentro do Conselho como membros natos.




segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

MANÉ BERADEIRO FEZ CORDEL SOBRE A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

Este será o 29º folheto assinado por Mané Beradeiro. Ele tem  23 no estilo de cordel e o restante em poesias de versos livres. "Os 6 Pilares do Caráter" ser´lançado hoje à noite por ocasião da Jornada Pedagógica em Carnaubais - RN, onde mais de 200 professores estarão presentes.
O folheto vem lembrar que sem sem sinceridade, respeito, responsabilidade, zelo, senso de justiça e cidadania é impossível praticar a Educação no sentido mais amplo do seu significado e missão, principalmente no que se refere à formação e valorização do professor.
Veja algumas estrofes do folheto:

...


A criança quando nasce
É uma folha de papel
Toda pura, sempre branca
Esperando o pincel
Do adulto que lhe pinta
Ovelha ou cascavel.

...
 Só fica na profissão

Quem ama CIDADANIA
O soldo sempre é curto
Fim de mês é agonia
Se quiser rico ficar
Vá pra governadoria.

...

Escuto muito dizer:
A palmatória passou.
Perdoe-me o pensamento
Ela apenas se mudou
Saiu das mãos do aluno
Pra bunda do Professor.
 
O folheto tem 8 páginas, 24 estrofes. Todas construídas em sextilhas,  com 7 sílabas poéticas e rimas intercaladas, sendo algumas com sonoridade fonética.