Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

SETE ANOS DO MOMENTO DO LIVRO

Outubro chega ao fim, é o mês em que se celebra o dia das crianças, dos professores, do livro nacional, entre outras. É também o mês no qual nasceu em 2008 o projeto Momento do Livro, que está na sua 7ª edição.
Tendo como berço a  Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, em Parnamirim-RN, o projeto foi ganhando espaço e notoriedade no meio de outras escolas e expandindo-se por outros municípios. Dizer o quanto esse projeto já fez é uma tarefa que exige controle de todas as ações, mas graças aos registros que vem sendo feitos, podemos assegurar que os números são significantes. O projeto tem várias áreas de atuações: aulas sobre leitura, contação de histórias, shows com os personagens Mané Beradeiro e o Palhaço Leiturino e em maio deste ano começou a produzir através da Editora Carolina Cartonera, livros artesanais, já com duas edições  lançadas ( As Mulheres de Jesus e Manuscrito do Amor). A Editora está levando até as escolas publicas de Parnamirim o trabalho cartonero, graças ao apoio recebido pelo projeto "Parnamirim - um rio que flui para o mar da leitura", tão bem capitaneado pela professora Angélica Vitalino. 
Nesta área, a professora Aracy Gomes (a primeira mulher a vestir a camisa da editora Carolina Cartonera) está juntamente com o escritor Francisco Martins levando oficinas às escolas e breve, ainda este ano serão lançados alguns trabalhos escolares.
O mentor do projeto, Francisco Martins, não se cansa de ir buscar capacitação para cada vez mais poder ofertar algo melhor àqueles que sempre buscam o Momento do Livro, que seja através de Mané Beradeiro, Palhaço Leiturino ou mesmo com o escritor, no intuito de receber cultura e diversão. Até a data de 31 de outubro  o projeto contabiliza 62 eventos só este ano de 2015.






ASSIM DISSERAM ELAS....


"NÃO TER MAIS CONFIANÇA NO CORPO É PERDER CONFIANÇA EM SI PRÓPRIO"
Simone de Beauvoir


FRANCISCO MARTINS NO SEMINÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Francisco Martins vai está na manhã  deste sábado, 31 de outubro, na cidade de Macaíba, participando do Seminário Compartilhando Saberes Línguas Portuguesa e Inglesa, que este ano traz como tema "O Universo das Linguagens". O evento vcai acontecer das 8 às 17h no Pax Club. Francisco Martins falará da sua trajetória quanto poeta e escritor, aproveitando para levar ao público uma apresentação de Mané Beradeiro.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A METAMORFOSE DE LEITURINO

Desde segunda feira última que Francisco Martins participa do curso " O Palhaço como criador, ator e produtor de uma trajetória" ministrado por Adelvane Néia, no Solar João Galvão, onde funciona o RN Criativo. O curso está sendo impactante para o Palhaço Leiturino (Francisco Martins) e pelo que vem aprendendo já adiantou que a vida dele nunca mais será a mesma depois desta semana com a  mestra Adelvane Néia. "Estou mudando todo o meu universo sobre Leiturino" afirma  Francisco Martins. O curso termina na tarde desta sexta-feira, dia 30 de outubro.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

OS APÓSTOLOS DA ACADEMIA

A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras-ANRL vai celebrar no próximo ano 80 anos de existência. Fundada em 16 de novembro de 1936, tendo como principal mentor o escritor Câmara Cascudo, a ANRL chega a oito décadas com uma rica contribuição à literatura do Estado, e sobretudo defendendo a cultura local, em comunhão com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte.
Cônego Luís Monte
Para celebrar esta data tão significativa irei postar ao longo de um ano, vários artigos sobre a vida desta instituição literária. Inicio hoje, mostrando ao leitor, a participação que teve e tem  Clero na Academia. Seguindo o modelo da Academia francesa, a ANRL tem quarenta cadeiras, cada uma com um patrono e seis  destes  foram padres, a saber:
Padre Miguelinho - patrono da cadeira 1
Padre João Maria - patrono da cadeira 11
Cônego Leão Fernandes - patrono da cadeira 22
Padre João Manoel - patrono da cadeira 28
Monsenhor Augusto Franklin - patrono da cadeira 30
Padre  Brito Guerra - patrono da cadeira 31
Ao longo destes  oitenta anos, a ANRL também convidou  padres e outros foram eleitos para ocuparem as cadeiras, é o caso de:
Cônego Luís Monte, fundador da cadeira 22, que sempre foi dedicada aos clérigos e nela já passaram além do seu fundador o Bispo Dom José Adelino Dantas, Cônego Jorge O'Grady de Paiva e atualmente é ocupada pelo Cônego José Mário de Medeiros. A cadeira 22 é portanto "cativa" aos clérigos da Igreja Católica Apostólica Romana.
Cônego José Mário de Medeiros

E a presença de padres na história da ANRL não acaba na cadeira 22,  Dom Nivaldo Monte, que foi Arcebispo de Natal, foi o segundo ocupante da cadeira 18, na qual está hoje o Padre João Medeiros Filho.
Padre João Medeiros
Ao todo são seis patronos e seis acadêmicos. Eu os chamo os Apóstolos da Academia, pois como homens de Deus, foram capazes de não apenas cuidar dos seus rebanhos, com a Palavra Sagrada, mas também contribuíram e contribuem  com a literatura.
Francisco Martins

FLIQ TEVE A PARTICIPAÇÃO DO ESCRITOR FRANCISCO MARTINS

Na manhã deste último domingo, o escritor Francisco Martins foi convidado a ir à Feira de Livros e Quadrinhos de Natal - FLIQ, que aconteceu de 15 a 18 de outubro, na Cidade da Criança, em Natal, para mostrar o seu projeto Momento do Livro. Francisco Martins falou sobre os sete anos de atividades do projeto e fez pequenas apresentações de Mané Beradeiro e do Palhaço Leiturino, além dos bonecos Ananias e Sarauê.

CAPACITANDO-SE PARA MELHOR GERENCIAR

Com o propósito de se capacitar para melhor gerenciar a Editora Carolina Cartonera, o escritor Francisco Martins participou nas manhãs dos dias 14 a 16 de outubro,  do curso Sobre Letras e Números - como gerir sua própria editora de livros, que foi ministrado por Carlos Fialho e promovido pela RN Criativo, no Solar João Galvão, bairro da Ribeira, em Natal.
O curso foi muito bom, pois o palestrante tem uma experiência de 12 anos no mercado, com a Editora Jovens Escribas. Sem dúvida, a Carolina Cartonera vai se enriquecer com os conhecimentos adquiridos.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

FRANCISCO MARTINS COM OS MEDIADORES DE LEITURA NA SUA FORMAÇÃO MENSAL

O escritor Francisco Martins estará amanhã, 7 de outubro,  às 7 hs, no auditório da UNP, em Parnamirim-RN< fazendo a abertura da formação mensal dos professores Mediadores de Leitura, oportunidade em que contará a história "A Botija das Letras". Depois haverá um bate papo com o escritor e jornalista Cefas Carvalho.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

PALHAÇO LEITURINO NA ESCOLA EDMO PINHEIRO

Amanhã, 6 de outubro,o Palhaço Leiturino vai se apresentar para os alunos da Escola Municipal Edmo Pinheiro, bairro Cajupiranga,  em Parnamirim-RN. O evento acontece dentro do  III Ato Literário "Velejando em um rio de leitura: em defesa do meio ambiente".

sábado, 3 de outubro de 2015

VIDA LONGA AO VELHO CHICO - O NOSSO SÃO FRANCISCO

Amanhã, 4 de outubro, o Rio São Francisco completa 514 anos que foi descoberto por Américo Vespúcio. O Velho Chico tem muitas histórias para contar. Viu  expedições, homens explorando suas riquezas,  nascimentos e mortes.  Banha cinco estados, tem 2.830 km de extensão. Já foi cantado por trovadores, repentistas, cordelistas, músicos e temas de poesias diversas. Desde 2014 que o Velho Chico agoniza por falta de chuvas na Serra da Canastra.

ASSIM DISSERAM ELES ...

"Roubar para si faz os ladrões, mas roubar para o partido faz os heróis"

Reinaldo Aguiar, jornalista.  Ontem à noite na Rádio Jovem Pan, Fm 89,9, às  18:30.