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quarta-feira, 13 de novembro de 2024
terça-feira, 12 de novembro de 2024
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
A NECESSIDADE DA ARTE - UMA BOA CONVERSA NA ANRL
sábado, 9 de novembro de 2024
quinta-feira, 7 de novembro de 2024
"ERA UMA VEZ NO LEITO ..." 3ª AÇÃO DE 2024
O Contador de Histórias, Francisco Martins, realizou na manhã de hoje, no Hospital Infantil Varela Santiago, a 3ª ação do projeto "Era uma vez no leito...", que objetiva levar o lúdico às crianças e os acompanhantes, que estão hospitalizadas.
Essas ações acontecem mensalmente e no momento da contação, Francisco Martins tenta trazer para dentro das histórias, tanto o paciente como o acompanhante, gerando assim uma maior interação
.Se cada um contribuir com um pouco, esse pouco será muito. Há um hospital carente da sua ajuda. Apareça!
O CORDEL NA POÉTICA ARMORIAL
quarta-feira, 6 de novembro de 2024
terça-feira, 5 de novembro de 2024
A JUSTIÇA E A PAZ
O poema de minha autoria "A justiça e a paz", foi classificado e selecionado para a antologia do PRÊMIO OFF FLIP 2024 - Poesia.
A eterna voz de Deus na consciência de todos os povos.
A justiça não tem dono. É um bem universal.
A justiça não é urdida de intrigas, nem se prevalece de vantagens reais.
É independente. Não se banqueteia com poderosos
E, sem favoritismos, acolhe os fracos e desvalidos dos bens sociais.
A justiça não é vingativa. Pressupõe a inocência.
É equânime, mas não favorece jamais a impunidade,
Sendo, por isso, reconhecida a magnitude de sua dignidade.
A justiça é indulgente com o argueiro no olho do acusado,
Mas há de ser inexorável com a trave no olho dos que o condenam
Ruidosamente, fundados em controversas razões parciais.
A justiça é meridiana. Não permite nem faz sombras à verdade,
Mas é, nela, que se ilumina e se sustenta. Sua fala é a verdade
E diz, em plena claridade, do que é, que é; do que não é, que não é.
A justiça não está nos códigos, nem nas supremas leis,
Mas no imperativo do que deve ser feito e não procrastinado,
Realizando-se rigorosamente, no tempo preciso, o seu desígnio maior.
A justiça falha quando erra e erra quando tarda e é complacente,
Ou omissa até com as próprias falhas de consequências irreparáveis.
Justiça tardia e lassa não é justiça. É cumplicidade falaz.
A justiça não é perseguição, mas determinação;
Não é contingência, mas diligência em sua suprema função
De garantir uma sociedade justa e organizada que a todos compraz.
Ai dos traidores da justiça! dos que detêm e concentram o seu poder,
E, em seu nome, praticam a iniquidade, surdos à voz do Infinito Poder,
Porque a sua Lei é implacável, e a sua dosimetria é a eternidade!
Não é cega a justiça e não será jamais. Vê que é bom, tudo o que faz
E constrói, com o trabalho dos justos de boa vontade, o luminoso dia
Em que vem, para todos, ela mesma, a justiça abraçada com a paz!
EXPOSIÇÃO ARMORIAL FICA EM NATAL ATÉ FEVEREIRO DE 2025
A exposição sobre o Movimento "Armorial 50 anos", que foi oficialmente aberta dia 31 de outubro, à noite, no Palácio Potengi, em Natal, vai continuar disponível para o público até o dia 2 de fevereiro de 2025, com portas abertas de terça a sexta, das 8 às 17h e sábado e domingo, no horário das 9 às 18 horas.
segunda-feira, 4 de novembro de 2024
HOJE É A DATA DOS 70 ANOS DA POSSE DE JOSUÉ MONTELLO NA ABL
Josué Montello nasceu em 21 de agosto de 1917, no Maranhão, e faleceu no dia 15 de março de 2006. Assim, desta forma tão sucinta se expressa o nascer e o morrer de um homem que existiu por 88 anos.
Ele foi um gigante na literatura brasileira, um cidadão que prestou serviços relevantes ao seu país, aqui e no exterior. Há muito para dizer sobre Josué Montello e muito mais para se aprender sobre ele e com a sua obra.
Imortal, entrou na Academia Brasileira de Letras em 4 de novembro de 1954, onde viveu por quase 52 anos, sendo o ocupante da cadeira 29. O poeta Mané Beradeiro, celebrando os 70 anos da posse de Josué Montello na ABL, está escrevendo um cordel bibliográfico sobre o mesmo, que vai ser lançado brevemente.
domingo, 3 de novembro de 2024
quinta-feira, 31 de outubro de 2024
ABL DECLARA OFICIALMENTE VAGA A CADEIRA 27 E COMEÇA A RECEBER INSCRIÇÕES PARA A MESMA
A Academia Brasileira de Letras realizou quinta-feira passada a Sessão da Saudade em homenagem a Antonio Cicero, morto no dia 23 e após, declarou oficialmente vaga a cadeira 27. O presidente Merval Pereira já recebeu a primeira carta de inscrição, vinda do embaixador Edgar Teles Ribeiro. Foi candidato em 2023 na eleição de Lilia Schwartz. As inscrições ficarão abertas durante 15 dias e a eleição será no dia 11 de dezembro, em sessão especial.
Antonio Cícero |
Edgar Teles Ribeiro é escritor e diplomata aposentado. Iniciou sua carreira como crítico de cinema no Rio de Janeiro, onde também escreveu para os suplementos literários de O Correio da Manhã e O Jornal.
Estudou cinema na (UCLA), onde dirigiu alguns curtas-metragens. Em 1980, um de seus filmes (“Vietname, viagem no tempo”) foi exibido no Festival de Cannes. Entre 1978 e 1982, foi professor de cinema na UNB.
Como escritor, é autor de 14 livros, entre romances e livros de contos. Críticos da relevância de Antonio Candido, Antonio Houaiss e Wilson Martins, entre outros, elogiaram sua obra. O romance Olho de rei, recebeu o prêmio da Academia Brasileira de Letras para Melhor Obra de Ficção de 2006.
Edgar Teles |
O primeiro romance de sua trilogia, sobre a ditadura militar brasileira (O punho e a renda), conquistou o prêmio de Melhor Romance do Pen Clube em 2011. Dois de seus livros foram finalistas dos prêmios Jabuti (segundo e terceiro lugares). Algumas de suas obras foram publicadas nos Estados Unidos e em diversos países europeus, entre elas O criado-mudo, O punho e a renda, O impostor e Larvas Azuis da Amazônia.
Como Diplomata, serviu em diversos países (Estados Unidos, Equador, Guatemala, Nova Zelândia, Malásia, Tailândia). Quando em Brasília, trabalhou sobretudo na área cultural do Ministério das Relações Exteriores, e chefiou o departamento cultural entre 2002 e 2005. É autor da tese acadêmica “Diplomata Cultural, seu papel na política externa brasileira”.
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
O QUE MACHADO NÃO FEZ?
Na verdade, Machado de Assis sentiu na pele não ter sido pai. Certa vez, José Veríssimo, seu amigo, dizia que estava sendo pai do nono filho.
Machado comentou:
- Nove é talvez demais. Porém nenhum é pior.
Usando a velha máxima: talvez tenha plantado árvores, escreveu livros, mas não gerou filhos.
LANÇAMENTO DO LIVRO "A ANCESTRAL - DONA LOURINHA E SUAS HISTÓRIAS"
Editora Escribas
Quinta (31/10) - 18h
Palavraria Livros - Shopping Natal Sul (Av. Prudente de Morais, 3857, Lagoa Nova, Natal)
*Participação musical: The Anthologics
*Obra financiada pela Seleção Pública de Emergência Cultural Nº 025/2023 – Lei Paulo Gustavo de Apoio às Áreas Culturais por meio da Prefeitura de Natal e Governo Federal.
terça-feira, 29 de outubro de 2024
OSWALDO LAMARTINE É TEMA DE COMISSÃO NO IHGRN
Natal, 28 de outubro de 2024. O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, o IHGRN, instaura comissão pioneira para tratar de documentos que pertenceram ao escritor Oswaldo Lamartine de Faria (1919-2007), autor de uma obra singular sobre o sertão e o sertão do Seridó.
Formada pelo escritor Gustavo Sobral, estudioso da obra de Lamartine; pelo Diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu (BAM), Pedro Simões; pelo Diretor do Departamento de Pesquisa, André Felipe Pignataro; pelos sócios Honório de Medeiros e Mara Macedo; com a colaboração consultiva da pesquisadora Angela Almeida, a comissão ficará responsável pela análise da documentação.
Os documentos foram entregues pelo sobrinho do escritor, Murilo Paiva, a Gustavo Sobral. “Trata-se de uma pasta de couro que pertenceu a Oswaldo Lamartine com documentos diversos, entre correspondência, manuscritos do autor e até fotografias.”, explica Sobral, autor do recém-lançado “Dicionário Oswaldo Lamartine” (disponível em https://sertaoeditora.com/).
“É extremamente importante que este material seja organizado para que, sob a guarda do Instituto Histórico, se torne disponível aos pesquisadores interessados não só na obra de Oswaldo Lamartine, mas também a quem pesquisa sobre o sertão, tema da obra do escritor”, acrescenta Sobral.
Instaurada oficialmente hoje pela diretoria da instituição, presidida por Joventina Simões, a Comissão já iniciou de imediato as atividades e pretende apresentar em breve os primeiros resultados. Na imagem, o diretor de pesquisa, André Felipe Pignataro; o escritor Gustavo Sobral; e o diretor da BAM, Pedro Simões.
UMA SUGESTÃO DE PRESENTE PARA ESTE NATAL
O poeta Mané Beradeiro escreveu três folhetos de cordel sobre o tema do nascimento de Jesus. O Primeiro "Um menino nos foi dado" onde o texto poético tem como narrador o próprio homem contanto a história da chegada de Cristo.
O quarto folheto, que contempla um poema em estilo de cordel e um outro em prosa poética, se assim podemos nos expressar que é "A salvação no cordel e o cordel da salvação"
Os quatro volumes estão sendo vendidos pelo preço de R$ 20,00 e podem ser adquiridos através do whatsApp (84) 9.8719-4534.
segunda-feira, 28 de outubro de 2024
BENS TOMBADOS PELO GOVERNO DO ESTADO - PARTE III
Igreja Matriz de N. S. da Apresentação - NATAL - DOE-30/07/1992
Antiga sede da Ordem dos Advogados do Brasil - NATAL - DOE-30/07/1992
Prédio Hospital Varela Santiago - NATAL - DOE-30/07/1992
Associação Comercial de Natal - NATAL - DOE-24/09/1992
Casa Grande do Engenho Verde Nasce - CEARÁ MIRIM - DOE-18/11/1992 ( foi literalmente demolida)
Casa do Estudante de Natal - NATAL - DOE-25/11/1993
Capela de N.S. da Soledade - NATAL - DOE-11/11/1997
Capela de São José - MACAÍBA - DOE-11/11/1997
Escola Estadual Barão de Mipibu - SÃO JOSÉ DE MIPIBU - DOE-01/10/1998
Casa Velha - LAGOA DE VELHOS - DOE-29/10/1998
Antigo Liceu Industrial, avenida Rio Branco - NATAL - DOE-11/05/1999
Antigo Prédio da Escola Doméstica de Natal, bairro Ribeira - NATAL - DOE-11/05/1999
Maternidade Escola Januário Cicco - NATAL - DOE-07/07/1999
Casa de Luís de Barros - NATAL - DOE- 22/09/1999
Residência do Mons. Expedito Sobral de Medeiros - SÃO PAULO DO POTENGI - DOE-12/09/2000
Casarão Nº 22 - Majestic - NATAL - DOE-09/12/2000
Casa de Alzira Soriano - JARDIM DE ANGICOS - DOE-14/03/2001
Igreja N.S. da Conceição - GUAMARÉ - DOE-28/06/2001
Casa onde nasceu Café Filho - NATAL - DOE-28/06/2001
Casa Grande da Fazenda Sabe Muito - CARAÚBAS - DOE-30/07/2002
quinta-feira, 24 de outubro de 2024
ENTRE VISLUMBRES E LETRAS - UM LEITOR SATISFEITO
O silêncio é útil para que o poeta grite. Pelo menos é com esta técnica que a poeta Josimey Costa faz uso para temperar seus escritos.
Fiz a leitura de "Entre vislumbres e letras", livro de Josimey Costa. Imagens e palavras, dois elementos que se associam em um belo trabalho poético. O leitor lê a figura, que em si derrama mil palavras, e a poeta exprime numa única estrofe o que para ela a cena transmite.
As estrofes nos dão frases grávidas de filosofia, de vivência, que por sua vez nos fazem conhecer a profundidade da poética nascida na pena de Josimey Costa.
Ao terminar a leitura eu fiquei pensando: "e agora? Todas as vezes que eu olhar um quadro, uma paisagem, perguntarei que poema escreveria Josimey aqui"
A lição que me deu é que a poesia sempre permanece em nosso olhar. Faça-se poeta "entre vislumbres e letras".
Gostei de tudo, mas o que me tocou de forma intensa foi o poema da página 91 - "a saudade me olha na parede..." Ele tem a mesma sonoridade do verso de Drummond: "...Itabira é apenas uma fotografia na parede, mas como dói".
Francisco Martins
O MESTRE CÂMARA CASCUDO
Eu converso com Câmara Cascudo. Faço isso com certa constância e tenho admiração imensa pelo Mestre.
Na verdade, em meus encontros com ele, eu uso e abuso do sentido da visão e audição. Pouco falo, muito aprendo. Ficar longe de Câmara Cascudo é optar por não colher ensinamentos, os mais diversos. Estar com ele, ah! é ter a certeza de mergulhar em mundo repleto de sabedoria.
Essas "conversas" cascudianas não acontecem no sobrado onde residiu por muitos anos. As aulas que dele recebo são ensinos preciosos, e se dão de forma prazerosa com o instrumento chamado livro.O Mestre Cascudo é o melhor no Rio Grande do Norte. Cada página que deixou escrita corresponde a uma célula da sua imortalidade literária. Escreveu sobre os mais variados assuntos. Foi um "provinciano incurável", que através do conjunto das suas obras se fez universal.
Câmara Cascudo não deve ser esquecido, e as gerações atual e do porvir são convidadas a com ele dialogar. Mãos aos livros e viva o Mestre!
Francisco Martins - 24 de outubro de 2024.
NÃO SEM ELE
Sem Ele, jamais!
Não viveria feliz se
Ele não fosse respirar.
NÃO SEM ELE,
Nenhum minuto,
Nenhum segundo
Nenhum pensar.
Não busco portais,
Pois Ele é o Caminho,
A verdade e a vida.
Hei de um dia partir
Terei meu momento assistido
NÃO SEM ELE.
Com Ele!
Nele, sempre!
Francisco Martins
24 de outubro de 2024
1 ano do segundo infarto
quarta-feira, 23 de outubro de 2024
A BODEGA DO SEU RAIMUNDO GALDINO
Um exemplo de bodega nordestina |
A frente do prédio era de duas portas e tinha um alpendre com um banco de carnaubeira deitada, sobre duas forquilhas de aroeira fincadas no chão. Embora a construção fosse de taipa, o piso era de cimento vermelho e a coberta de telhas artesanais, com uma calha de estirpe de carnaubeira no beiral do alpendre, formando uma bica, onde, no período das chuvas, a meninada tomava banho. Nos fundos da bodega, ao lado das prateleiras de madeira, havia uma porta, que se comunicava com a residência do proprietário. No oitão da bodega tinha uma vara de bambu, bem alta, com uma antena de rádio na extremidade. No interior da bodega, sobre uma pequena mesa de pau-branco, estava um rádio Philips a válvula, ligado a uma bateria de caminhão, que só pegava na frequência AM (ondas médias e curtas), pois ainda não existia FM. O rádio da bodega funcionava o dia todo, com muito chiado, retransmitindo a programação da Rádio Iracema de Sobral. Só era desligado à noite, quando começava a Hora do Brasil.
O balcão de madeira, revestido com folhas de zinco, exibia algumas moedas antigas furadas (pataca, cruzado e vintém), fixadas por pregos na parte de cima do balcão. Na extremidade do balcão, uma passagem com dobradiças de couro, que permitia levantar o tampo do balcão, quando o bodegueiro necessitava sair, para pegar algum produto pendurado nos caibros do espaço externo. A balança de pratos, o cutelo de cortar fumo de rolo, a guilhotina de partir rapadura, o rolo de papel de embrulho e a gamela com toicinho de porco salgado (sal preso) ficavam sobre o balcão. A pobreza regional era tão grande que a rapadura podia ser vendida em pedaços. Era comercializada por unidade, por banda (meia rapadura) ou ainda por pedaço de um quarto de rapadura. A lata de querosene (da marca Jacaré), com a bombinha de zinco, para bombear o querosene, acoplada a ela, localizava-se sobre um estrado de madeira no canto da parede.
Os gêneros alimentícios podiam ser comercializados no peso ou no volume. No litro eram vendidos farinha de mandioca, milho, feijão-de-corda e arroz-vermelho em casca. O litro era feito de madeira e tinha o formato quadrado. O produto era colocado dentro do litro, com o auxílio de um casco de cágado. O toicinho, a linguiça caseira, a carne de sol, a tripa de porco salgada, as carnes verdes (de bode, ovelha ou de porco), a banha de porco, o açúcar, o sal grosso, o café em grão, a goma de mandioca e outros alimentos eram vendidos por quilo. Comprava-se o sal grosso na bodega e em casa triturava-se no pilão, pois naquela época não existia sal moído. Seu Raimundo Galdino tinha muita prática de embrulhar com papel de embrulho, usando os dedos, os produtos vendidos, pois os gêneros alimentícios não eram acondicionados em pacotes, tudo vinha à granel. Para o querosene tinha medidas apropriadas, feitas de zinco, que depois de cheias eram despejadas na garrafa do freguês, usando um funil de zinco. Cada família tinha sua garrafa de comprar querosene, a qual era transportada pendurada no dedo indicador do freguês, pois a mesma tinha um barbante amarrado no gogó, que terminava em laço, para pendurá-la no dedo. A manteiga de garrafa, o óleo de coco, o mel de abelha (jandaíra ou mandaçaia) e o mel de engenho eram comercializados em garrafas de 600 ml. A bodega vendia de um tudo, pois na vila não existiam lojas nem farmácias. Além de alimentos, lá se comprava ferragens (enxadas, pás, machados, facas, lamparinas, ralo de flandres para ralar milho verde, facões, pregos e arame farpado); remédios populares; aviamentos (elásticos, cianinhas, bicos, linhas, agulhas, botões etc); aspiral para repelir muriçocas; sabão da terra; sabonetes; creme dental; chinelas de rabicho de sola e de pneu (tiras de couro e solado de pneu de automóvel); louças de barro (panelas, potes, quartinhas etc); cestos de cipó; artigos feitos com palha de carnaubeira (chapéus, bolsas, esteiras, urus, vassouras, surrões e outros); urupemas; abanos; cuias; cuités; gamelas; cochos e outros utensílios domésticos.
Parede e meia à bodega, morava Seu João Enfermeiro, um profissional da área da saúde que tinha muita habilidade e prática para curar as enfermidades dos habitantes daquela comunidade rural. Era um misto de enfermeiro, farmacêutico, dentista e de médico. Ele encanava braço, arrancava dente, aplicava injeção no músculo (não aplicava injeção na veia), costurava, com linha zero e agulha grande de coser tecidos, facadas e outros ferimentos. Ele também vendia meizinhas (raizes, folhas e outras partes de plantas medicinais, sebo de carneiro capado e banhas de animais, como banha de tejo, de raposa, de cobra cascavel, de galinha, de traíra, de cágado e de jia). A mulher do bodegueiro, Dona Ciça, era parteira e rezadeira, pois curava quebranto, espinhela caída, mau olhado, moleira caída e outras doenças de menino. Ela também curava, no rasto, bicheiras dos animais, com suas rezas.
Uma coisa que me chamava a atenção era a convivência pacífica de três animais que ficavam soltos, o dia todo, dentro da bodega, sem brigas. Uma gralha cancão para comer baratas, um gato para pegar ratos e um cachorro de estimação e guarda. Interessante que o gato e o cachorro eram adestrados para não comerem as carnes, toicinho e linguiça da bodega. Eles só se alimentavam em horário certo e dentro da casa do bodegueiro, nunca no interior da bodega. Também, o gato não perseguia o cancão.
A bodega do Seu Raimundo Galdino vendia doses de cachaça no pé do balcão, com tira- gosto de queijo de coalho. A cachaça vinha da Serra da Meruoca, em ancoretas feitas de imburana, sobre lombos de animais.
Seu Raimundo Galdino era um senhor de muito respeito, imprimia em sua bodega um ambiente familiar, onde mulheres e crianças faziam compras com segurança. Embora fosse um estabelecimento comercial de muita ordem e seriedade, não deixava de ser também o local onde as notícias e as fofocas chegassem em primeira mão. As novidades, como doenças, queda de cavalo, chifrada de touro brabo, coice de vaca, coice de burro ou de cavalo sofrido por algum membro da comunidade, primeiramente, eram noticiadas, de boca em boca, a partir do bodegueiro. Ele tinha prazer em comunicar, em primeiríssima mão, as novidades locais e as notícias que captava pelo rádio. Quando alguma mocinha da vila engravidava, também ele era o primeiro a saber, pois seu vizinho, João Enfermeiro vendia Cabacinha e Babosa para fazer chá para abortar e ele não se continha em não contar para o seu vizinho e compadre Raimundo Galdino, o segredo precioso de quem comprava estas ervas. O bodegueiro sabia a vida de todos os habitantes da vila Caracará e vizinhanças.
Quase todas as compras neste ponto comercial eram feitas fiado, na caderneta, para serem pagas, semanalmente, no sábado à tarde, embora um cartaz pregado na parede anunciasse: FIADO SÓ AMANHÃ.
As bodegas sertanejas eram parecidas uma com a outra, de modo que mudava apenas a qualidade e a variedade dos produtos, sendo algumas mais sortidas e outras mais simples.
Benedito Vasconcelos Mendes
Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor. Professor Aposentado da UFERSA e da UERN. Sócio Efetivo da ANRL e da AMOL.
terça-feira, 22 de outubro de 2024
BENS TOMBADOS PELO GOVERNO DO ESTADO - PARTE II
Frontal do Grupo Escolar Augusto Severo, Ribeira - Natal. Hoje pertence a UFRN e está sendo restaurada desde junho do ano passado.
Continuamos as publicações referentes aos imóveis tombados pelo Governo do Rio Grande do Norte e suas respectivas publicações no Diário Oficial do Estado.
Pico do Cabugi - ANGICOS - DOE- 30/08/1989
Casa Paroquial - JARDIM DO SERIDÓ - DOE- 30/08/1989
Casarão da Av. Deodoro nº 479 - NATAL - DOE- 30/08/1989
Antigo QG - Memorial Câmara cascudo - NATAL - DOE- 30/08/1989
Capela de Utinga - SÃO GONÇALO DO AMARANTE -DOE- 30/08/1989
Antiga Base de Hidroaviões - Rampa - NATAL - DOE- 17/02/1990
Residência de Luís da Câmara Cascudo - NATAL - DOE- 17/02/1990
Coluna Capitolina - NATAL - DOE-17/02/1990
Solar Bela Vista - NATAL - DOE-17/02/1990
Casa de Pedra - NÍSIA FLORESTA - DOE-17/02/1990
Mata da Estrela - BAIA FORMOSA - DOE-22/12/1990
Ruínas da Igreja e convento dos Jesuítas - EXTREMOZ - DOE-22/12/1990
Casarão dos Guarapes - MACAÍBA - DOE-22/12/1990
Casa do Padre João Maria - NATAL - DOE-22/12/1990
Casa Residencial - TOUROS - DOE-22/12/1990
Grande Hotel- NATAL- DOE-07/12/1991
Grupo Escolar Augusto Severo - NATAL - DOE-07/12/1991
Junta Comercial do Estado - NATAL - DOE- 30/01/1992
Antiga Ponte de Igapó -NATAL - DOE-30/07/1992
Antiga Residência de Jovino Barreto - Colégio Salesiano - NATAL - DOE - 30/07/1992
A
segunda-feira, 21 de outubro de 2024
ENCADERNAÇÃO UMA PAIXÃO QUE SALVA LIVROS
COMO APARECEU TIBÚRCIO GAMA
A primeira é sobre Artur de Azevedo.
Regularmente, o contista surgia com a sua anedota, o seu pequeno caso brejeiro, ou a historieta de passatempo, e divertia os leitores com a espontaneidade de sua graça.
Não tardou surgissem no caminho do velho escritor as críticas hostis das novas gerações. O conto, assim como Artur Azevedo o construía, parecia-lhes modalidades obsoletas de narrativa. Havia agora uma plêiade mais ágil e mais interessante de contistas modernos, sensivelmente superiores ao autor dos Contos Possíveis. Por que não dar oportunidade a esses valores novos?
E Artur Azevedo, um dia, recebe a notícia de que o Correio da Manhã não mais publicaria o seu conto dominical. Em vez da página habitual do antigo colaborador, o jornal abrira um concurso destinado a selecionar, entre os trabalhos da nova geração, os de mais alto merecimento.
Com efeito, assim se fez. E o premiado, na primeira seleção do Correio da Manhã, é, na verdade, um desconhecido: Tibúrcio Gama.
Ao ser conhecido o resultado do concurso, Artur Azevedo se apressou em escrever uma carta ao jornal, com esta notícia: o Tibúrcio Gama era ele! o conto premiado era seu!
Interessado em saber se poderia ombrear com os escritores novos, o velho mestre recorrera ao expediente de remeter um conto sob pseudônimo, e com outra letra, para a seleção do jornal...
E concluía: "Confesso" - Escreveu, fechando a carta - "que a escolha não me contrariou, mas como não posso nem devo receber o prêmio de um torneio oferecido aos moços, rogo aos meus ilustres colegas que destinem os 50$000 de Tibúrcio Gama a um conto suplementar, que seja efetivamente escrito por um moço."
ASSIM DISSERAM ELES...
sexta-feira, 18 de outubro de 2024
RECANTO CULTURAL DA CASA DURVAL PAIVA RECEBE FRANCISCO MARTINS
BENS TOMBADOS PELO GOVERNO DO ESTADO - PARTE I
Antiga Cadeia Pública de Mossoró - hoje Museu Histórico. |
Hoje, começaremos a postar a lista dos bens imóveis, tombados pelo Governo do Estado. Séria interessante receber imagens da situação atual em que se encontra o bem tombado. Quem desejar participar, pode enviar para o WhatsApp (84) 9.8719-4534. DOE - significa Diário Oficial do Estado.
RELAÇÃO DOS MONUMENTOS TOMBADOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ORDEM CRONOLÓGICA
Cadeia Pública de Mossoró - MOSSORÓ - DOE - 29/04/1983
Igreja de Santo Antônio - NATAL - DOE - 29/04/1983
Mercado Público de Ceará Mirim - CEARÁ MIRIM - DOE - 21/01/1984
Instituto Histórico e Geográfico do RN - NATAL - DOE - 06/12/1984
Estação Ferroviária de Papari - SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ - DOE - 06/12/1984
Igreja N.S. do Desterro - VILA FLÔR - DOE - 23/02/1985
Teatro Alberto Maranhão - NATAL - DOE - 28/06/1985
Mercado Público de Macau - MACAU - DOE - 17/07/1985
Estação Central de Natal - NATAL - DOE - 24/10/1987
Estação Ferroviária de Nova Cruz - NOVA CRUZ - DOE - 24/10/1987
Casa Grande da Fazenda Timbaúba - OURO BRANCO - DOE - 24/10/1987
Igreja de N.S. do Rosário dos Pretos - NATAL - DOE - 05/12/1987
Capela N.S. das Dores - Pial - TIBAU DO SUL - DOE - 15/07/1988
Solar dos Antunes - CEARÁ MIRIM - DOE - 15/07/1988
Solar do Ferreiro Torto - MACAÍBA - DOE - 15/07/1988
Casarão da Junqueira Aires - NATAL - DOE - 19/07/1988
Antiga Casa de Detenção - Centro de Turismo - NATAL - DOE - 11/08/1988
Antiga Capitania dos Portos - NATAL - DOE - 11/08/1988
Casa Grande do Engenho Guaporé - CEARÁ MIRIM - DOE - 16/12/1988
Antigo Palácio do Governo da Rua Chile - NATAL - DOE - 03/08/1989
quarta-feira, 16 de outubro de 2024
POEMA DO DÍZIMO
Quero trazer à tua casa uma parte do meu tempo.
Quero dizer que é teu meu pensamento
Desejo afirmar sempre e incontáveis vezes que és Santo! Santo! Santo!
Senhor, ensina-me sobretudo a devolver, como sinal de eterna gratidão, os 10% de tudo que chegar em minhas mãos em moeda.
Sei que não precisas
Sei que não vai ser troca
Mas, sei, que fazendo de coração alegre, o dizimar vai soar como quem fala: DIZ AMAR!
Amar os missionários
Amar o irmão necessitado
Amar a Igreja que sofre.
Senhor, quando eu sou 10%, sinto que tu nunca deixastes de ser 100% provedor da minha vida.
Francisco Martins
14 de outubro 2024
terça-feira, 15 de outubro de 2024
JOSIMEY COSTA LANÇARÁ BIOGRAFIA
ESPECIAL KIDS
domingo, 13 de outubro de 2024
NÃO FAÇA ISSO COM O CORDEL
" O compromisso da crítica é com a verdade"
Álvaro Lins
Por qual razão é tão difícil a alguns poetas, que pretendem ter textos no gênero de cordel, fazer a coisa certa? Tenho a impressão que esses poetas não sabem, e se sabem, negam-se a aplicar na construção do poema, a estrutura básica e imprescindível da rima, métrica e oração.
Publicam-se folhetos e livros, classificados no gênero do cordel, e quando os lemos, encontramos com certa frequência a distorção à arte. Essa infidelidade presta um desserviço ao cordel brasileiro. Ninguém é pressionado a escrever nesse gênero, mas, uma vez decidido a escrever cordel, tem o poeta autor, a obrigatoriedade de fazê-lo com maestria. Escreva, peça a alguém para revisar, e que essa pessoa tenha conhecimento sobre o assunto. Aprenda com os melhores!
Eu poderia publicar aqui nomes de poetas e os títulos das suas obras, onde aparecem esses erros. Deixarei, porém, no anonimato, nem todos os avaliados têm a maturidade de aceitar a crítica.É bem verdade que muitos "poetas" estão surgindo e publicando seus poemas, mas quem ficará neste roçado do cordel daqui a dez anos? Muitos sairão da vereda bem antes dos três anos de caminhada. Estarei torcendo para que fiquem os bons.
Veja este exemplo:
Mulher era "bitolada"
Só dirigia fogão,
Cuidava dos filhos e da casa,
Nísia começou a escrever,
na história vamos ver,
Foi verdadeira batalha!