Páginas

quinta-feira, 10 de abril de 2025

CURIOSIDADE CULTURAL















Eliseu Viana e Vingt-Un Rosado  foram os responsáveis  pelas duas antonomásias criadas para Mossoró. Eliseu Viana se referia àquele chão como a cidade "Entre Sol e Poeira" e  Vingt-Un Rosado, "País de Mossoró". Sendo essa última ainda em uso, principalmente no meio cultural.

Fonte: Raimundo Nonato. "Entre Sol e Poeira - Minhas memórias do oeste potiguar"- Volume 2. Coleção Mossoroense, Volume 383., 1987. Pag. 7

REVISTA 82 DA ANRL

 

Nesta semana começou a circular  a edição  n⁰ 82, janeiro a março de 2025, da Revista da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras . Como sempre, trazendo artigos, ensaios,crônicas, poemas, contos da autoria dos seus imortais, mas também dando espaços aos colaboradores.

Já li o meu exemplar.  Convido o leitor a conhecer o conteúdo da revista e aumentar seu investimento cultural. A revista é distribuída gratuitamente,  na sede da ANRL, rua Mipibu, 443, bairro Petrópolis, em Natal.  Aceite meu conselho: vá o mais rápido possível buscar a sua.  A edição foi de 300 exemplares. Vai ser como manteiga em nariz de gato.

Parabéns ao Diretor  Manoel Onofre  Jr  e ao Editor Thiago Gonzaga.

segunda-feira, 7 de abril de 2025

JUNDIÁ VAI TER JARDIM BOTÂNICO

 

Na manhã desta segunda-feira, 7 de abril de 2025, foi realizada uma importante reunião com foco na implantação do futuro Jardim Botânico do município de Jundiá do Rio Grande do Norte. O encontro contou com a presença do Sr. Cristiano Ferreira Vieira, Engenheiro Agrônomo da EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN; do Secretário Municipal de Agricultura de Jundiá, Sr. José Antonio Silva Xavier; e do Coordenador do Projeto do Museu de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Sr. Antenor Mario da Silva.
Durante a reunião, foi discutida a importância da parceria entre as instituições envolvidas para o desenvolvimento do Jardim Botânico, que será implantado na comunidade da Vertente, próximo ao Distrito de Santa Fé. O espaço terá como missão a valorização da biodiversidade local e a promoção de ações voltadas à educação ambiental, pesquisa e conservação.
Entre os primeiros passos definidos está a elaboração de um plano de ação para criação de um herbanário com as principais espécies vegetais do município. Além disso, será formada uma força-tarefa para realizar a coleta de sementes de plantas nativas, com o objetivo de estabelecer uma área específica dentro do jardim botânico destinada à preservação e conservação ambiental.
O Jardim Botânico integrará o Museu de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Jundiá, fortalecendo o papel do município como referência em ações de ciência, meio ambiente e educação. O espaço será aberto a alunos, professores e à comunidade em geral, funcionando como um ambiente de aprendizado, pesquisa e valorização do patrimônio natural da região.
A Prefeitura Municipal de Jundiá, por meio de suas secretarias, é parceira fundamental nesta iniciativa, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a formação de uma consciência ecológica entre os cidadãos.
A reunião representa um marco no avanço do projeto, e os próximos meses serão dedicados à consolidação das ações e articulações institucionais necessárias para tornar o Jardim Botânico uma realidade.



COMENTANDO MINHAS LEITURAS: "ALÉM DO JORNAL"



    Terminei na tarde de hoje, 7 de abril, a leitura do livro "Além do Jornal", de Manoel Onofre Jr. Poderia ter lido as 148 páginas em um dia, mas optei por não ter tanta pressa assim, primeiro porque conheço o autor e parte da sua obra, o que me garante que tenho em mãos um bom livro.
    Vesti a minha melhor roupa de leitor e peguei a mala das minhas viagens literárias e disse para mim: vou viajar. Manoel Onofre Jr se propôs a ser o meu cicerone.
    Foi um passeio maravilhoso. Sem enfado, no qual estive em tantos cantos belos, tocando estantes de "leituras marcantes", ouvindo relatos que vieram " Nos longe da infância" e "À Sombra de Temis", entre outros.
    Ler as crônicas de Manoel Onofre Jr é, nesse livro, estender uma linda colcha de retalhos no varal da existência, e se deixar tocar pelas nuances que a compõem. São muitas e trazem marcas de história, de homens e mulheres notáveis.
    O autor critica, elogia, resgata e oferece ao leitor um conjunto de informações sobre nossa literatura, sem deixar de lado a música e o cinema.
    É um ótimo companheiro (autor) que de forma sucinta nos leva a várias cidades do Brasil, da Europa e da América. A esta altura da leitura, ele sabe que o seu ledor está repleto de informações, é hora dele voltar à sua morada; mas antes nos fala dos lupanários de Natal, na II Guerra Mundial e o abandono do Presépio de Natal.
    Fim da leitura e do passeio!

Francisco Martins - 07-04-25

sábado, 5 de abril de 2025

FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA TEVE COMO PALESTRANTE O ESCRITOR FRANCISCO MARTINS

 Sexta-feira passada, dia 4 de abril, o escritor Francisco Martins ministrou uma palestra para os professores da rede municipal de Parnamirim-RN, que participam do projeto "Rio de Leitura", onde trabalham com alunos, a leitura e suas variantes, formando leitor.

 

Essas formações acontecem mensalmente e são encontros que visam fortalecer o projeto e consequentemente levar ao público estudantil e à comunidade escolar um serviço de qualidade, tendo o livro como instrumento de prazer e fonte de conhecimento.

A formação aconteceu em dois momentos, pela manhã e à tarde, tendo como local o auditório da Biblioteca Municipal Elienai Cartaxo. 

Por abril ser o mês no qual é celebrado o livro infantil, com data nacional no próximo dia 18, o escritor Francisco Martins foi convidado a palestrar sobre Monteiro Lobato, levando os participantes a refletirem se Lobato é um autor clássico apenas para crianças.

Francisco Martins autografando

 

Também participou do evento a Professora Gracileide Oliveira, que é mediadora de leitura na Biblioteca  Professora Dilza Magnólia, na Escola Homero Dantas, compartilhando a sua experiência com os presentes.


 

 


 

 

sexta-feira, 4 de abril de 2025

O POETA NA TELA DO CINEMA


Já temos data e local para você se emocionar com a trajetória do poeta Antônio Francisco contada no cinema. O filme “Nas Trilhas do Poeta”será lançado no dia 24 de abril, às 19h, no Multicine Cinemas, no Partage Shopping Mossoró. A entrada é gratuita, com sala sujeita à lotação. Os ingressos serão distribuídos minutos antes da exibição.
Com produção de Lígia Morais, o filme foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
“Nas Trilhas do Poeta” faz uma viagem pelas narrativas e imagens vividas pelo poeta quando adolescente ao presenciar o desenvolvimento arquitetônico de Mossoró-RN. Em interação com seu neto, também poeta, Segundo Neto, Antônio Francisco apresenta parte da sua obra, em meio a depoimentos e declamações que inspiram e emocionam.
“Nas Trilhas do poeta” é um filme documentário que retrata e preserva a vida e a arte de um dos maiores poetas do mundo, Antônio Francisco Teixeira de Melo.
Você é nosso convidado.
Aguardamos você.
#ParaTodosVerem:Cartaz de um filme ou documentário intitulado “Nas Trilhas do Poeta”. No centro, há uma imagem de um homem idoso sorrindo, com uma barba branca. Ao lado a imagem de uma criança sorrindo olhando para o lado. Abaixo, há duas pessoas sentadas em frente a uma porta de madeira, uma delas é o mesmo homem idoso e a outra é um jovem sorrindo. À esquerda, uma pessoa com um bornal, andando de bicicleta. O fundo tem um efeito de luzes desfocadas. Na parte inferior, há logotipos de patrocinadores e apoiadores, incluindo “fagulhas filmes”, “Prefeitura Municipal de Mossoró”, “Ministério da Cultura” e “Governo Federal”. O texto menciona que o projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.