O farol Natal é conhecido entre os natalenses como "Farol de Mãe Luiza". Foi construído em decorrência do plano de trabalho da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha e aprovado pelo Contra Almirante Antonio Alves Câmara.
O farol foi posicionado na Ponta do Pinto, próximo à Praia de Areia Preta, em local ermo conhecido como Mãe Luiza, assim chamado, porque lá vivia uma mulher por nome de Luiza que era parteira naquelas dunas atendendo a todos com carinho e dedicação de mãe.
A construção do Farol teve início em 5 de março de 1949. Consiste de uma torre troncônica de alvenaria branca com 37 metros de altura, estando a 87 metros do nível do mar com um alcance de 39 milhas náuticas (72,3km). A conclusão da obra se deu em 14 de março de 1951. A inauguração do farol ocorreu em 15 de agosto de 1951 e foi aceso ao crepúsculo vespertino daquele mesmo dia.
É o principal auxílio aos navegantes que queiram demandar do Porto de Natal. Devido a sua posição privilegiada possibilita uma segura aproximação à barra. É identificado por um grupo de cinco lampejos brancos, com intervalos de 25 segundos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário