Professora Anadite Fernandes da Silva |
Seu nome é Anadite Fernandes da Silva, mas bem que poderíamos congnominá-la de "A Incansável". Ela começou uma pesquisa que durou quarenta anos. Isso mesmo, quatro décadas focada num tema específico que rendeu, através do seu esforço próprio, um livro que enobrece as estantes das bibliotecas. O livro tem o título de: " Bandeiras e Brasões de Armas dos Municípios do Rio Grande do Norte".
O livro recebeu crédito da Professora Isaura Amélia Rosado Maia, que escreveu o texto para as orelhas e foi prefaciado pelo Jornalista Vicente Serejo. A autora escreve na Introdução:
"A ideia da criação das Bandeiras Municipais do RN teve início em 1971 com o Departamento Cultural da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, durante a administração da Professora Zilda Lopes do Rêgo ..." (p. 19)
Como pesquisador eu fico pensando quanto trabalho teve a Professora Anadite Fernandes para juntar e criar este material. Quantas viagens, reuniões, encontros e desencontros aconteceram até a realização do livro. Ainda bem que "A Incansável" não desistiu do seu sonho.
"Iniciei, então, um minucioso trabalho de pesquisa junto às prefeituras, com a finalidade de subsidiar a criação das bandeiras e brasões municipais, trabalho gratuito, ousado e único no Brasil em se tratando de um livro didático..." (p. 20).
Parabenizo a Professora Anadite Fernandes da Silva que se tornou para mim um exemplo de dedicação e esperança aos sonhos que nutrimos.
Francisco Martins
18 de agosto 2019
O Povo Brasileiro, em todas as suas faces retratadas em cada Estado, somos de maneira geral, quase sempre, com exceções, claro, somos, trazemos uma natureza ingrata, desrespeitosa, escarnecedora... Talvez aqui esteja algumas pistas o porquê de até hoje não temos nenhum brasileiro com Prêmio Nobel, material humano, literário, científico temos e tivemos, mas aquelas já mencionadas qualidades, estado de espírito nos barra a todos. Conheço o trabalho da Professora Anadite tivemos a honra de visitá-la e almoçar com ela eu e minha família. Carinhosamente a chamo de "Câmara Cascudo da Heráldica Potiguar" respeitando todas as qualidades e particularidade da obra de cada um...
ResponderExcluir