Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

HOMERO HOMEM CENTENÁRIO DE NASCIMENTO


Em 5 de janeiro de 1921, há exatos 100 anos, nasceu  no Engenho Catu, município de Canguaretama, Homero Homem de Siqueira Cavalcanti, sendo seus pais Joaquim Siqueira Cavalcanti Filho e Elisa Martins Delgado. Esta criança criaria asas e daria voos longos no campo da literatura brasileira. Homero Homem recebeu quando criança, a influência literaria da sua  Tia Bila (Umbelina de Siqueira), a primeira mulher comunista do Rio Grande do Norte.

Em Canguaretama Homero Homem fez seus primeiros estudos e quando ele tinha nove anos, seus pais vieram morar em Natal. A viagem foi de trem e quando chegou à estação final, no bairro da Ribeira, o menino Homero se encantou com a cidade que o acolhia. Anos depois ele dirá numa entrevista a Sanderson Negreiros: “Natal era uma cidade perfumadíssima, de ruas largas. Todas as casas com o seu jardim, os jasmins perfumados, as mangueiras perfumadas, floridas”. As memórias sensoriais são muito fortes e as levamos ao longo da nossa existência. Homero Homem não ficou à margem dessa lei sensitiva.

Hoje eu começo a fazer uma série de postagens sobre a vida e a obra de Homero Homem, aqui, em meu blog.

 

Francisco Martins

05 de janeiro 2021

 

Fonte:

 

Ganguleiro: ensaio biográfico sobre Homero Homem/ Alexis Almeida Peixoto. Natal, edição do autor, 2013.

 

2 comentários:

  1. Boa dia, sabe dizer, quantos filhos Homero Homem teve e os nomes deles?

    ResponderExcluir
  2. Não sei dessa informação. Obrigado pela visita. Há uma biografia escrita sobre Homero Homem, talvez nela você encontre as respostas.

    ResponderExcluir