Tony de Sousa, escritor natural do Rio Grande do Norte, residente em São Paulo, escreveu vários livros e o primeiro dele que li, por sinal foi ontem à noite, tem como título: "A Incrivel História de João de Souza, Vaqueiro da Paraíba, na Terra da Garoa", lançado em 2020, pela editora Matarazzo, São Paulo. Julgando o livro pela capa fiz um pre-juízo de que se tratava de alguma ficção no eixo Nordeste -Sudeste. Puro engano! Trata-se um ensaio biográfico, do seu tio João de Souza.
O livro é narrado na primeira pessoa e escrito de tal forma que o leitor tem a sensação de que está ouvindo o próprio João de Souza nos contar as histórias nele presente. João, um nome tão comum no seio das famílias nordestinas e que ao mesmo tempo carrega consigo a indelével marca de homens que souberam fazer o mundo melhor. Esse João não foi diferente. É um herói, um vencedor, sua guerra durou toda a sua existência. Venceu a si próprio para poder derrotar as circunstâncias adversas aos seus objetivos. Nem quero citar aqui para não diminuir a vontade do leitor de ler.
João de Souza é sem dúvida um bom livro. Parabéns a Tony de Sousa por ter escrito esse texto biográfico e enriquecido o baú da literatura brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário