quarta-feira, 20 de março de 2019

ALUIZIO MATHIAS - O POETA DE UM JARDIM CHAMADO FOLHA POÉTICA

Amanhã, 21 de março, é o Dia Internacional da Poesia. Conheço muitos poetas, mas quero homenagear um poeta que vem ao longo da sua vida escrevendo um poema, não apenas no papel, em livros, mas na história.
Seu trabalho é como uma árvore bem plantada à beira de um riacho, que no devido tempo dá seu fruto, assim como diz o salmista. Sabe seus apreciadores que ele todos os anos, desde 1983 nos presenteia com o fruto da sua dedicação. Saboreamos então "Folha Poética, nascida  naquele tempo em que o estencil recebia a massagem dos tipos da máquina de datilografia e depois ia se banhar no  movimento frenético do mimeógrafo. Foi assim com a primeira Folha Poética. E este poeta é Aluizio Mathias.
A distribuição acontecia em bares, paradas de ônibus, escolas, etc. A Folha Poética resistiu ao longo destes 36 anos, cujo aniversário vai acontecer em outubro. Sai uma vez por ano e já teve parceria com jornais (Jornal de Natal, Diário de Natal, Tribuna do Norte) hora publicado dentro dos jornais e outras vezes como suplemento. Na parceria com o a Tribuna do Norte, a Folha Poética chegou a ter a impressão de 5 mil exemplares, mostrando a poesia de inúmeros poetas do Rio Grande do Norte. Nas últimas edições a Folha Poética tem dado espaço também ao cordel.

Por um trabalho tão importante  é que escolho Aluizio Mathias para ser bem lembrado neste dia, afinal ele e a Folha Poética têm o mesmo aconchego das duplas: ginga com tapioca, cana com caju, caldo de cana com pão doce e outras coisas boas desta terra potiguar.
Parabéns a Aluízio Mathias, que com ele e a Folha Poética carrega uma antologia de poetas.

Francisco Martins
20 de março 2019


3 comentários:

Unknown disse...

Que bonita homenagem, Francisco!

Aluízio Matias disse...

Rapaz, que belíssima homenagem, não sei se mereço tanto, mas irei continuar esse trabalho, como se fosse o primeiro dia que começei, muito obrigado companheiro poeta e escritor!!!

Genilson Sena disse...

Bonita e merecida homenagem.👏👏👏👏👏