terça-feira, 7 de maio de 2019

UMA REVISTA COM CHEIRO DE MULHER

A  Academia Norte-Rio-Grandense de Letras entregou aos leitores a mais nova revista, a de nº 58 - referente a janeiro/março.  A primeira edição do periódico em 2019 é totalmente voltada  para o tema "Mulher e Literatura", uma sugestão da escritora Rizolete Fernandes dada à Acadêmica Diva Cunha, que propôs ao Diretor da Revista, o Acadêmico Manoel Onofre Jr.
  
A Revista está densa, com a participação das seguintes mulheres: as  Acadêmicas: Diva Cunha, Leide Câmara, Eulália Duarte Barros, Sonia Faustino e as escritoras Constância Lima Duarte, Rizolete Fernandes, Marize Castro, Midiã Ellen White de Aquino, Carmem Vasconcelos, Conceição Flores, Diulinda Garcia, Araceli Sobreira,  Ângela Gurgel, Ludmila Gesteira, Anchella Monte e a inesquecível Auta de Souza. É o mais bonito ramalhete de escritoras que a Revista da ANRL conseguiu reunir ao longo da sua existência, desde 1951. Nunca, em edições anteriores, houve uma afluência desta magnitude.
As páginas desta revista ficarão na história como perfume de agradável aroma literário. Até mesmo os homens que dela participaram volveram seu olhar para o universo feminino. O Presidente Diogenes da Cunha Lima  e  Vicente Serejo trazem a lembrança de Zila Mamede, o Editor Thiago Gonzaga balança os galhos da pitangueira em flor e mostra Palmyra Wanderley pelos jornais da imprensa brasileira, o  Diretor da Revista - Manoel Onofre Jr -  relembra  Myriam Coeli, Nelson Patriota  escreve sobre a  contista Kristen Roupenian, Valério Mesquita  presta homenagens a notáveis mulheres da sociedade potiguar, Daladier Cunha  revela que Giselda Trigueiro é nome de uma das mulheres que figura na sua lista tríplice de admiração, Jurandyr Navarro pinta em seu artigo um belo quadro de Anadil Roselli, médica natalense que poucos ouviram falar. Carlos Gomes escolheu o tema "Saudade e Gratidão" para falar sobre Anna Maria Cascudo Barreto e concluindo esta parte da revista, Benedito Vasconcelos nos transporta a um  casamento naquele tempo do sertão  dos nossos ancestrais.
A parte de contos e crônicas tem a participação de Iaperi Araújo, com o texto "Duas Irmãs" que  dá ao leitor a certeza de boas risadas. Clauder Arcanjo  no conto "A Mulher Consolação" entrega ao ledor a química salvadora que há no ato de cozinhar e escutar. Jarbas Martins, que poupa palavras, também escreveu um mini-conto "O manual amoroso de Socorro". Por último, a Revista resgata um texto de Henrique Castriciano, escrito há  111 anos,  sobre a identificação do sitio onde nasceu Nísia Floresta.
E fechando as matérias, a última parte, dedicada à poesia, degustamos da arte de Auta de Souza, Anchella Monte, David de Medeiros Leite, Lívio Oliveira, Lisbeth Lima, Paulo de Tarso Correia de Melo e Roberto Lima de Souza, num conjunto de poemas tão profundos quanto as almas desses autores.
Eis aí a Revista nº 58, com cheiro  e beleza de mulher!

Francisco Martins
07 de maio de 2019

Nenhum comentário: