terça-feira, 25 de agosto de 2020

JESUÍNO BRILHANTE SOB A MIRA DE HONÓRIO DE MEDEIROS

 Honório de Medeiros encontra o herói? Ou bate de frente com um bandido impiedoso? Eis a trilha que o leitor, a partir de agora, precisa seguir para encontrar a resposta”, do prefácio de Vicente Serejo.

 Honório de Medeiros apresenta Jesuíno Brilhante.

 Terceiro volume da sua saga sobre o cangaço no Rio Grande do Norte, “Jesuíno Brilhante: o primeiro dos grandes cangaceiros” (Offset Gráfica, 2020, 308p.) é um trabalho de pesquisa profundo que ultrapassa a narrativa biográfica.

“Jesuíno Brilhante” de Honório de Medeiros recupera uma época, a segunda metade do século XIX no Rio Grande do Norte, dirime dúvidas, esclarece fatos e reúne um documentário acerca do lendário cangaceiro.

 O autor, além disso, propõe uma revisão da literatura, discute o conceito de cangaço e outras questões pertinentes, como a dicotomia latente nos estudos do cangaço sobre heroísmo versus banditismo.

 Na  explicação, a título de apresentação, o autor, dentro da tradição do contar do sertanejo, apresenta as suas armas de autor-pesquisador e coloca a proposta do livro.

 Rico em notas e referências elencadas, estudadas, discutidas e questionadas, a publicação é uma contribuição importante aos estudos da história do Rio Grande do Norte, juntando-se aos melhores trabalhos e classificando-se como um profundo trabalho de pesquisa.

 O prefácio do jornalista Vicente Serejo apresenta o livro e situa a produção intelectual do autor no tema do cangaço e na estudos norte-rio-grandenses.

 Também se denota a qualidade editorial e gráfica do volume. A imagem da capa é uma obra de arte de Etelânio Figueiredo, o projeto gráfico de Waldelino Duarte, a ilustração de Gustavo Sobral, e a edição e impressão da Offset Gráfica de Ivan Jr.

 Contatos do autor

honoriodemedeirosblogspot.com

honoriodemedeiros@gmail.com

 

(Observação: material recebido por e-mail, através de Gustavo Sobral)

Nenhum comentário: