quinta-feira, 7 de abril de 2022

REVISTA DA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS CHEGA A EDIÇÃO Nº 70


Ela é sem sombra de dúvida um orgulho àqueles que gostam de cultura, refiro-me a Revista da Academia Norte- rio-grandense de Letras que hoje  tem a edição de número 70 circulando no meio cultural. Criada em 1951 a revista conta ao longo desses anos, a história da instituição e da literatura brasileira, principalmente no tocante a esta província potiguar.

É a unica no Brasil, pertencendo a uma academia, que tem mantido  a sua trimestralidade  de forma ininterrupta. São quatro números por ano, e assim vem sendo desde a edição nº 38 (janeiro a março de 2014). Tenho  todas desse ciclo trimestral, além de boa parte dos números anteriores a 2014.  Confesso que sou um admirador da revista e um divulgador da mesma. Quantas vezes levei meus produtos  (pães ou livros)  para um cliente, entregando junto uma revista da ANRL.

Fui até mais além, dediquei horas da minha vida pesquisando o nome de todas as pessoas que escreveram na revista de 1951 até 2018, e o resultado foi um livro cartonero, com o selo da editora alternativa Carolina Cartonera, que tem o título:  Autores e Assuntos nas 50 edições da Revista  da Academia - Norte-rio-grandense de Letras, publicado em 2018, em parceria com a Academia.


Já perdi a conta das vezes que ouvi o Editor Thiago Gonzaga me dizer da importância desse livro para as pessoas que vêm pesquisar sobre assuntos ou autores que  tiveram  trabalhos publicados no periódico. Carece de uma atualização. Afinal são livros assim que nos dão imortalidade!

Parabéns à Academia Norte-rio-grandense de Letras e todos aqueles que fazem a Revista: Diógenes da Cunha Lima (Presidente),  Manoel Onofre Jr (Acadêmico e Diretor da Revista), Thiago Gonzaga (Editor)  e todos os demais imortais que escrevem para a Revista, bem como os que são convidados.


Francisco Martins

07 abril 2022


Nenhum comentário: