terça-feira, 30 de maio de 2023

DADOS BIOGRÁFICOS DE GILBERTO ARANHA - O JOVEM ESCRITOR POTIGUAR

Voltemos à conversa sobre Gilberto Aranha. Deixei o leitor sem ter algumas informações  sobre ele, porque conforme anunciei, precisava ter certeza sobre elas. Vou enumerá-las:

1) Teria Gilberto Aranha realmente morrido aos 15 anos?

2) Quem foram seus pais?

3) Qual a causa da sua morte?

Para encontrar a resposta a essas perguntas eu sabia que teria que me dedicar à pesquisa. Tinha anotado em minha agenda ir ao cartório solicitar o atestado de óbito do jovem escritor e também mergulharia de forma profunda nos jornais que estão disponíveis na hemeroteca digital da Biblioteca Nacional. Mas, quem tem amigo, tem um tesouro, e eu tenho entre meus amigos, um confrade, um pesquisador, escritor e irmão das Belas Letras. É o André  Felipe Pignataro Furtado, que ao ler a minha publicação sobre Gilberto Aranha, foi ele mesmo buscar as respostas que eu ainda iria atrás.

E na manhã de ontem, logo cedo recebi dele as respostas. Portanto, todas as informações que aqui vou mostrar eu devo e agradeço ao leitor e pesquisador André Felipe.

Gilberto Aranha realmente escreveu "Aspectos da Vida" aos quinze anos, embora não tenha publicado. Isso só aconteceu  em 1932, o que levou Terra de Senna a deduzir que ele tinha morrido com quinze anos.  Acreditando em Terra de Senna, fiz a conta: 1931 -15 = 1916 ( o  ano do nascimento). 

A conta não bate, pois em 1918 e 1919 vamos encontrar textos de Gilberto Aranha nas revistas Fon-Fon e Tico-Tico, o que comprova ser impossível ele ter nascido em 1916.


Este texto acima "Alma de Criança", publicado na Revista Tico-Tico, edição nº 724, do dia 20 de agosto de 1919, página 23, é o mesmo conto,  que no livro tem o título de  "Órfãos abandonados". 

Gilberto Aranha nasceu no dia 21 de outubro de 1901, na casa de nº 47, da Rua do Comércio, na Ribeira, sendo filho de Fortunato Rufino Aranha (paraibano) e Bernardina de Oliveira Aranha.


 Seu pai, Fortunato Aranha, foi o primeiro livreiro de Natal. Comerciante de livraria, que ficou famosa com o nome de Livraria Cosmopolita.

O jovem escritor viveu  (29) vinte e nove anos, pois faleceu no dia 23 de janeiro de 1931, às 20 h, na Avenida Nísia Floresta, sendo vítima de colapso. Foi sepultado no Cemitério do Alecrim.


Isso basta por hoje. Nossos aplausos e agradecimentos a André Felipe.

Francisco Martins, 30 de maio de 2023.

Nenhum comentário: