segunda-feira, 2 de setembro de 2024

SOB A PROTEÇÃO DE SÃO JOÃO (ASSU/RN) E A LUZ BENDITA DE SANTA RITA (SANTA CRUZ/RN) O PROJETO DAS DIOCESES CAMINHA...

 

“Sonho que se sonha só é só um sonho. Mas sonho que se sonha junto torna-se realidade.”
(D. Hélder Câmara)

O sonho longínquo de constituir novas dioceses no território potiguar ecoou na mente e no coração dos pastores das igrejas locais de Natal/RN e Mossoró/RN. 

O dia 8 de junho de 2024 foi uma data histórica para a Arquidiocese de Natal/RN. Com a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, D. João Santos Cardoso, foi oficialmente instalada, na matriz de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz/RN, a Comissão de Estudos para a criação de uma nova diocese no estado do Rio Grande do Norte. 

Na homilia, D. João apresentou a necessidade de mais uma sede diocesana com a finalidade de melhor atender as demandas pastorais do povo de Deus e anunciar a todos a Boa Nova.

Contudo, considerando a dimensão territorial da Província Eclesiástica do RN (Natal, Caicó e Mossoró), percebeu-se a necessidade de propor a criação de uma outra diocese desmembrada da Arquidiocese de Natal/RN e da Diocese de Mossoró/RN. Por essa razão, no dia 24 de junho, na Celebração Eucarística de Encerramento da Festa de São João Batista de Assu/RN, D. Francisco de Sales Alencar Batista, bispo diocesano de Mossoró/RN, anunciou a parceria com a Arquidiocese de Natal/RN, integrando a cidade de Assu como possível sede episcopal. 

Na ocasião, foi anunciado o grupo de presbíteros que seria integrado à comissão arquidiocesana. Ambos trabalharão conjuntamente um único projeto. 

Dando sequência, a Comissão Interdiocesano iniciou os trabalhos com uma primeira reunião na cidade de Assu/RN, no dia 18 de julho de 2024. Nesta reunião, foram criadas as subcomissões compostas por padres, religiosas, leigos e leigas.

As subcomissões com suas atribuições foram definidas da seguinte forma: 

  • SECRETARIA (Atas das reuniões; Cronograma de reuniões; Preparar comunicações e pedidos oficiais; ARQUIVAMENTO de material físico e virtual (google drive) e revisão de cada material para a versão final...);

  • COMUNICAÇÃO (Preparar e unificar material de publicação e pequenas informações...)

  • PATRIMÔNIO E ECONOMIA (Levantamento do que é necessário para estrutura da Sede: cúria, seminário; residência, veículo e verificar a movimentação financeira das dioceses e dos territórios isoladamente...)

  • PASTORAL (Levantamento de paróquias, capelas e áreas pastorais, movimentos, serviços e pastorais presentes, novas comunidades, congregações...);

  • RELATÓRIOS (Organizar relatórios, destacando os elementos históricos, geográficos e socioeconômico e cultural dos territórios das possíveis novas dioceses...)

É competência de os membros das subcomissões reunir-se previamente para elaborar um cronograma de atividades tendo em vista a construção de um projeto comum que ao final será encaminhado para Nunciatura Apostólica em Brasília/DF. 

Pe. José Freitas Campos

Prof. Tállison Ferreira da Silva


Nenhum comentário: