segunda-feira, 27 de setembro de 2010

COMENTANDO MINHAS LEITURAS 30/2010


Livro: O TEATRO É UMA PAIXÃO A VIDA É UMA EMOÇÃO
Autor: Valdemar Pereira
Edição do autor. Ano 2010
Leitura: 12 a 23 de setembro de 2010


O que é a vida? Valdemar Pereira, escritor natural de Cabo-Verde, responde dizendo “ que a vida é uma emoção”. Tem inteira razão o escritor, quando assim define a vida, principalmente ele, que ao escrever suas memórias nos relata com tanta credibilidade e realismo o percurso feito por ele, desde quando rapaz na cidade de Mindelo (Cabo –Verde) até os dias de2003 em Tours (França).
Ler “O Teatro é uma paixão – A Vida é uma emoção” é como toda boa leitura uma viagem. Fi-la através das suas288 páginas, e confesso que não sei dizer qual a menos emocionante. Pois cada linha, cada parágrafo é um elo de uma história de vida, da vida de Valdemar Pereira, mas também das comunidades onde ele trabalhou. Ouso dizer que assim como o corpo precisa da alma para viver, Valdemar Pereira tem uma segunda alma, o teatro. Suas conquistas, suas idas, suas mudanças foram em sua maioria alimentadas pelo combustível do palco, na arte cênica.
A cultura liberta, expande, torna o homem senhor e cidadão do mundo. Senti isso ao terminar a leitura destas crônicas valdemarianas. O livro não é apenas um registro pessoal, é, e com muita probidade, um resgate da história de homem que precisou sair da Ilha (Cabo-Verde) para vê-la em sua totalidade e levar além daquelas praias sua cultura, seus artistas. Gostei imensamente da leitura. Pude com ela aumentar meus conhecimentos, crescer culturalmente, aprender mais. O livro foi fiel ao seu objetivo. Termino dizendo que "foi algo de belo e bom", como assim me ensinou Valdemar, neste ditado Malgaxe (Madagascar). Parabéns ao autor.

Nenhum comentário: