quinta-feira, 31 de maio de 2018

OS LIVROS QUE SE ENCANTARAM - PARTE I

A gente vai lendo e cada vez mais descobrindo coisas e aprendendo. É sempre assim no mundo dos leitores. Ler é buscar alimento à alma. É nutrir-se de conhecimento, é vestir-se com as palavras dos poetas e prosadores e sair por aí ostentando o que encontramos nas páginas que eles escreveram. às vezes nos deparamos com escritos perdidos. Onde eles estão escondidos? Quais fins tiveram? São alguns tão importantes como por exemplo:
Nilo Pereira

"A História de Ceará-Mirim", escrita por Câmara Cascudo. Nilo Pereira chegou a ler os originais e ele mesmo indaga por que ainda não foi publicado (PEREIRA, 1977, P. 15).  É de Nilo Pereira que também ficamos sabendo que há um texto perdido assinado por Ildarisa Flores, pseudônimo de Magdalena Antunes, autora de "Oiteiro- memórias de uma sinhá-moça" (1958). O escritor que era sobrinho de Magdalena também leu esse texto que trazia como título: "O meu diário na terra paulista" (IDEM, P.65)
Da mesma forma podemos também perguntar onde estão os originais do livro que não chegou a ser publicado, do poeta Antonio Glicério, "Cantilenas"Esses são apenas alguns do livros da literatura produzida no Rio Grande do Norte que não foram publicados. 


Francisco Martins



Referência

PEREIRA, Nilo. Imagens do Ceará-Mirim. Natal-RN: Fundação José Augusto, 1977

Nenhum comentário: