domingo, 9 de setembro de 2018

COMENTANDO MINHAS LEITURAS: AS AVENTURAS DE DORINHA

Clecia  Santos lançou recentemente um livro infantil,  As Aventuras de Dorinha (Offset Editora 2018). Bilíngue, com texto em português  e inglês (tradução  de Mônica  Maia) e ilustrações  de Flávia  Duarte. O livro tem seus valores pelo projeto gráfico, a boa distribuição  dos textos nas páginas e o tamanho da fonte, que me leva a crer ser destinado para um público  infantil que está  se familiarizando com o vasto universo das palavras. 
Nele vamos encontrar uma família que vai dividir o seu espaço  com uma cachorra. Permita-me autora Clecia Santos dizer que você  deveria ter explorado mais o mote do conto. Afinal, como o próprio título  sugere são aventuras, no plural, e tudo que consegui absorver  foi um dia da vida de Dorinha no seio daquele lar. Virão  outras aventuras? Seu livro tem valores extremamentes  necessários  para nossa sociedade, é possível  ver  nas entrelinhas cumplicidade  entre as irmãs,  a harmonia  do lar, a criatividade  infantil, a importância de um animalzinho  de criação e a responsabilidade de pequenas  tarefas  que as crianças  podem executar.  Achei o início da história  carente de lapidação.  Faltou uma acolhida  convidativa ao leitor,  algo mais "enconfeitado", com cheiro e sonoridade do tão  propalado "Era uma vez..."  Entende?
Tomara que está crítica  seja compreendida. Fi-la  na sublime intenção de que seu trabalho literário  receba de forma objetiva  e construtiva um olhar de leitor amadurecido  que deseja ver  o nome de Clecia Santos sempre crescente.
Francisco Martins

Nenhum comentário: