quarta-feira, 1 de julho de 2020

38 ANOS DE UM ENSAIO SOBRE O CORDEL E A VISITA DO PAPA

Foi em julho de 1980 que o Papa João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez. Passou por Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Piauí, Fortaleza, Belém e Manaus.

O cordel brasileiro registrou este fato histórico de forma exuberante e o antropólogo Veríssimo de Melo (1921-1996) escreveu um ensaio sobre isso e registrou a documentação de 50 títulos de folhetos que falaram sobre o assunto.  "Visita do Papa ao Brasil, Através da Literatura de Cordel" (Natal/RN: UFRN, 1982), uma plaquete com 17 páginas.  40 anos após esta primeira visita lembramos a importância do cordel e olhar que tiveram os poetas para o Papa João Paulo II.


O trabalho realizado por Veríssimo de Melo foi recebido pelo Papa João Paulo II, tendo como mediador o Núncio Apostólico do Brasil; foi apresentado na Iª Jornada de Literatura de Cordel ( 3 a 9 de maio de 1982, em São Paulo; está presente na Antologia de Folclore Brasileiro, de Américo Pellegrini Filho (EDART, São Paulo, 1982).


 

Um comentário:

Cirlene disse...

Esse é pesquisador mesmo! E sempre compartilha o seu conhecimento.