terça-feira, 22 de setembro de 2020

BANANEIRAS: UMA LINDA CIDADE

Viajar é uma das melhores coisas da vida. A gente conhece novos lugares, aprende história, escuta conversas, degusta da gastronomia local, recompõe as energias. Viajar é uma forma de oração, em trânsito. É sentir a presença de Deus nas paisagens, nas belezas que estão nas pessoas e na natureza. 

No último domingo eu fui com minha esposa e um dos meus filhos, que estava acompanhado da sua namorada, conhecer a cidade de Bananeiras, no brejo paraibano. Fomos pela Fortur, uma empresa que realiza passeios turísticos com muita qualidade.


 Bananeiras-PB está a 552 metros acima do nível do mar. Distante 150 km de Natal. Não é uma cidade para ciclistas, pois suas ruas são íngremes. Na região rural é possível ver vales profundos. 

 

Andei por ali lembrando de Maria da Guia, uma telefonista nascida em Bananeiras, com quem trabalhei  em 1983, na Arquidiocese de Natal. Ela sempre me falava sobre a beleza de Bananeiras. Onde andará  D'aguia?


 Não posso esquecer de registrar que  fomos recepcionados em Bananeiras-PB pelo guia turístico Washington Cirne, um jovem que demonstrou ter bastante conhecimento sobre a cultura local. A ele deixo aqui registrada a minha gratidão.


Os guias turísticos  são indispensáveis nas viagens. Eles são como bússolas  nos norteando, mostrando horizontes, indicando coisas belas.

Um dia, e que este dia não esteja tão distante, voltarei àquela cidade. Quem sabe contar histórias  na praça para os pequeninos!


Francisco Martins

22 setembro 2020


#fortur

#brejo paraibano

#bananeiras

#washigntoncirne






2 comentários:

Unknown disse...

Perfeita a cidade de Bananeiras.
Equipe FORTUE ESCURSOES TOP. A MELHOR!

Francilene Nunes disse...

Bananeiras é linda! Amei conhecer, clima maravilhoso! A gente sempre volta