domingo, 27 de fevereiro de 2022

O TURISTA



André Felipe Pignataro Furtado de Mendonça e Menezes


Rio Grande do Norte. Ano de 2025.


Um turista desembarca no aeroporto, e logo toma um táxi. O destino é algum hotel na Via Costeira. No caminho, motorista e passageiro desenvolvem o seguinte diálogo:


- Bom dia, Dr. Para onde vamos?
- Bom dia, amigo. Meu hotel fica na Via Costeira. Faz 4 anos que estive aqui pela última vez. Ainda me lembro dos nomes das ruas do nosso caminho: você vai pela Bernardo Vieira, depois entra na Salgado Filho, aí pega a Roberto Freire, e pronto.
- Vejo que o senhor está desatualizado. Por aqui, tudo mudou. Com essas coordenadas, o senhor não chegaria nunca no seu destino. Ainda bem que eu sou nascido e criado em Natal e sei do que o senhor está falando.
- Como assim, “tudo mudou”?
- Pois é. Começou no segundo semestre de 2021. A Bernardo Vieira agora chama-se Nevaldo Rocha; a Salgado Filho agora é Agnelo Alves; a Roberto Freire é Avenida do Futuro; e a Via Costeira é Eixo Belas Praias.
- Puxa, quantas mudanças! Bom, hoje eu vou descansar da viagem. Mas amanhã eu vou para a Redinha comer ginga com tapioca. E quero ir pela Ponte Newton Navarro.
- Ih, Dr. Vou logo avisando que a ponte agora chama-se Governadora Wilma de Faria. A Redinha também mudou de nome. Agora é Praia dos Ingleses. Alguém descobriu um cemitério de anglicanos lá. Aí acharam que o novo nome seria mais comercial para os turistas.
- Meu Deus! Amigo, ainda bem que você é bem informado e está me avisando de todas essas mudanças.
- É, Dr. Eu tenho tudo anotado aqui num bloquinho. Às vezes, até eu me confundo com os nomes.


No sábado, o passageiro telefona para o mesmo taxista e combina a corrida de volta do Eixo Belas Praias (ex-Via Costeira) para o aeroporto. O taxista chega no horário combinado e o passageiro embarca.


- Gostou da viagem, Dr.?
- Sim. A sua terra é muito bonita. Mas, além daquelas ruas que mudaram de nomes, vi que algumas praças também sofreram com essa coisa toda. Me desculpe a sinceridade, mas vocês parecem não se importar com a memória, a cultura e com o sentimento de identidade de povo.
- Que é isso, Dr.? Isso é besteira. São só nomes. O mundo é feito de mudanças.
- Se você pensa, assim....tudo bem. Quanto tempo até o aeroporto Aluízio Alves?
- Dr., não ficou sabendo? O aeroporto agora chama-se Lavoisier Maia.

Nenhum comentário: