quinta-feira, 6 de abril de 2023

UM LIVRO DE AUTOR OCULTO


Hoje eu peguei um livro para fazer higienização, retirar os grampos enferrujados e costurar. Nesse trabalho de encadernação geralmente eu anoto o título do livro, o nome do autor, o ano de publicação , o gênero, a quantidade de páginas e o local onde foi impresso.
Para minha surpresa pela primeira vez eu me deparo com um livro que o autor está oculto. Foi escrito no gênero de poesias, a maior parte delas no estilo de sonetos.


É possível identificar que o autor é um homem, isso porque em um dos capítulos do livro ele faz a dedicação a Mundica, forma carinhosa de tratar a sua esposa.


Quem é o sujeito oculto que escreveu este livro? Por qual razão ele não quis que o seu nome constasse na obra? Não me recordo de nenhum outro livro que tenha essa peculiaridade. Os poemas são dedicados a pessoas ilustres do seio cultural do Rio Grande do Norte, exemplo: Câmara Cascudo, Elói de Souza, Henrique Castriciano, Antônio de Souza, José Augusto, Francisco Palma, Palmira e Carolina Wanderley, Otoniel Menezes, etc. O que nos garante que ele tinha bons relacionamentos.
Foi publicado em São Paulo pela Tipografia Cupolo.



Francisco Martins, 06.04.2023

Nenhum comentário: