quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O NOME DA MÃE DE SÃO FRANCISCO

Zefinha, casada  com  Raimundo Cotó, deu-lhe dois filhos. O primeiro foi um menino. Quando nasceu Raimundo falou: -É macho, quem bota o nome sou eu. Vou fazer uma homenagem ao pai de São Francisco, ele se chamará Pedro Bernadone.
A mãe Zefinha aceitou calada, mas depois, quando engravidou  ( ôpa! engravidou uma ova, ficou buchuda, pois engravidar é coisa para mulher da cidade, a fêmea do campo fica é buchuda) pela segunda vez falou para Raimundo: -So for feme quem diz o nome sou eu! Combinado?
-Combinado, respondeu Raimundo.
E aí nasceu a menina. Raimundo perguntou à mulher:
-Qual é a graça da criança?
-Terá o nome da mãe de São Francisco. Respondeu
-Oxente! e qual é o nome? Quis saber Raimundo.
-Sei não, mas o padre com certeza saberá.
E lá foi o casal, logo depois do resguardo levar a menina à pia bastimal. Quando chegaram ao templo e o padre perguntou que nome tinha escolhido para a criança. A mãe adiatou-se em responder:
- O  mermo que tem a mãe de São Francisco de Assis.
O Padre quase que tem um troço ali dentro da Igreja. Respirou fundo, olhou para o casal e sugeriu outros nomes. Zefinha e Raimundo não fizeram acordo, Determinados estavam que a menina teria o nome da mãe de São Francisco e ponto final.
O padre até ameaçou não batizar a criança, mas, como os padrinhos eram fazendeiros que ajudavam muito as finanças da Igreja, cedeu. Cedeu mas sabe Deus quanto foi dificil  fazer aquele batizado.
Concha d'água na mão, vela acessa, o padre derramava água sobre a menina e falava:
PICA eu te batizo em nome do  Pai, do Filho e do Espírito Santo ....
Zefinha desmaiou, Raimundo puxou a faca e o padre, ainda hoje corre por aí argumentado:
Pica é o nome da mãe de São Francisco.

Em tempo: Pica Bernadone é o nome da mãe de São Francisco de Assis, conforme registra o escritor René Fulop-Miller, em seu livro "Os Santos que Abalaram o Mundo".