quinta-feira, 11 de julho de 2013

AS FLÔ DE PUXINANÃ

Puxinanã é uma cidade do interior da Paraíba. E foi sobre este lugar que o poeta Zé da Luz escreveu AS FLÔ DE PUXINANÃ. Uma pérola da antologia daquele que foi considerado por José Lins do Rego um dos melhores poetas populares do Brasil.
Vamos nos debruçar no texto

Três muié, ou três irmã,
Três cachorra da mulesta,
Eu vi, num dia de festa,
No lugá Puxinanã.

A mais véia, a mais ribusta,
Era mermo uma tentação!
Mimosa flô do sertão,
Qui o povo chamava Ogusta.

A sigunda, a Guiléimina,
Tinha uns ói qui ô! Mardição!
Matava quarqué cristão
Os oiá déssa minina!

Os ói déla, paricia
Duas istrêla tremendo,
Se apagando e se acendendo
Im noite de ventania!

A tercêra, era a Maroca.
Cum um coipo munto má feito.
Mas porém, tinha nos peito
Dois cuscús de mandioca!

Dois cuscús, qui, prú capricho,
quando ela passou prú eu,
Minha venta se acendeu
Cum o chêro vindo dos bicho!

Eu inté, mi atrapaiáva,
Sem sabê das três irmã
Qui eu vi im Puxinanã,
Quá éra a qui mi agradáva ...

Iscuiendo a minha cruz
Prá saí dêsse imbaráço,
Desejei, morrê nos bráço
Da dona dos dois cuscús!


Nenhum comentário: