sexta-feira, 21 de abril de 2017

DE COMO FIZ O CHAPEU JABUTI

Para lançar o livro infantil, Doutor Buti, nada melhor do quê ter na cabeça um chapéu  jabuti. Como fazê-lo?  Primeiro picotei bastante jornais e deixei de molho num balde por um dia, depois passei no liquidificador para virar uma massa homogênea. Seria a matéria prima principal do chapéu, usando a técnica do papel machê.
Depois fiz o casco do jabuti, usando como molde uma bola de futebol. Cobri a metade da bola com folhas de jornais secos e em cima fui  moldando a massa de papel machê. Deixei vários dias no sol e depois de seca retirei e pintei.
A princípio queria pintar o casco da tartaruga, mas  depois mudei de ideia e revesti com tecido de uma sombrinha quebrada. E a o casco ficou assim:

Sobre o tecido, apliquei fitas adesivas transparentes. A etapa seguinte foi confeccionar a base para encaixe da cabeça. Medi a circunferência  da minha cabela, montei um arco com algumas hastes para apoio e fixação na parte interna do casco. Usei  papel paraná, cola branca, clips grande e durepox para pregar as hastes no casco.

E depois, a etapa final foi confeccionar as patas e a cabeça. Pintá-las e anexá-las no casco. Para o pescoço eu usei um pequeno pedaço de  conduíte. Tudo fácil e simples.
E o resultado é a produção de um chapéu personalizado. Com um detalhe,  é o único chapéu que se põe chapéu, pois podemos colocar um na cabeça do jabuti.