segunda-feira, 8 de abril de 2019

FRANCISCO MARTINS INICIA UMA SÉRIE DE PALESTRAS SOBRE MONTEIRO LOBATO

Influência para várias gerações de leitores, o autor do Sítio do Pica Pau Amarelo, clássico da literatura fantástica, ainda é uma boa porta de entrada para estimular o comportamento leitor dos alunos da rede municipal de Parnamirim.  

          Durante a Semana Municipal do Livro e da Leitura de Parnamirim, o pesquisador Francisco Martins está ofertando voluntariamente palestras sobre o editor Monteiro Lobato, em quase uma dezena de escolas municipais.  Hoje, dia 8 de abril, aconteceu na Escola Municipal Edmo Pinheiro mostrando fotos da infância e trajetória, livros raros e particularidades deste que foi o maior ativista em favor da literatura infantil.  Tudo feito de forma interativa e adaptada aos alunos do 1º ao 5º ano.







          Em um cenário que não era uma fazenda, e, sim, o pátio de uma escola no bairro de Cajupiranga, iam os bichos falantes e os personagens icônicos de Monteiro Lobato, para uma consulta com Dr Buti, personagem do livro infantil do escritor potiguar.  Sim, através de um trabalho incrível intertextual da mediadora de leitura Francisca de Assis, conversaram os livros de Francisco Martins e do pai da Literatura Infantil. 

          Para estes meninos e meninas que não foram crianças entre as décadas de 1930 e 1950, e não conheceram a literatura infantil por meio de algumas obras de Monteiro Lobato, certamente será inesquecível este trabalho de Francisco Martins.


"Livro não é gênero de primeira necessidade é sobremesa: tem que ser posto embaixo do nariz do freguês, para provocar-lhe a gulodice" (LOBATO, 2006).

         Ao fim da manhã, tia Anastácia convidou pais, professores e alunos para um bolinho fresquinho, sem conservantes, feito com muito carinho pela mediadora de leitura Ana Raquel e por todos que compoem a comunidade docente da Escola Edmo Pinheiro.  Uma delícia de programação!




P.S.: A série de confereência iniciaram na Escola Irene Soares e seguem assim:
Dia 9 de abril - Rubens Lemos - 8h; 
Dia 10 de abril - Edmo Pinheiro - 13h;
Dia 11 de abril - Manoel Basilio - 8h; 
Dia 12 de abril - Antônio Basílio -13h; 
Dia 15 de abril - Sadi Mendes - 8h;
Dia 29  de abril - Irene Soares - 8h

obs: texto e imagens < http://www.riodeleitura.com.br/2019/04/francisco-martins-inicia-serie-de.html>  em 08 abril 2019.

Nenhum comentário: