sexta-feira, 20 de março de 2020

ONDE ESTUDOU JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS EM NATAL

José Mauro de Vasconcelos quando morou em Natal estudou no Colégio Diocesano, que  funcionava no prédio onde hoje são as instalações do Convento Santo Antonio, anexo a Igreja de Santo Antonio, também conhecida como "Igreja do Galo".
 


"A cidade ia ficando longe, via-se bem a balaustrada de Petrópolis como se fosse um brinquedinho de anão. A Catedral com sua torre alta. A igreja  do meu colégio Santo Antonio. A sua torre arredondada com um galo esperando um raio que nunca apareceu..." (VASCONCELOS, p. 242)

Vamos conhecer um pouco da história deste colégio. Recorro primeiramente a Lauro Pinto, ele escreve: "O Colégio Santo Antonio foi fundado pelos padres diocesanos de Natal, no dia 1º de março de 1903, e sempre funcionou anexo à Igreja do mesmo nome" (PINTO, p.53).
O memorialista no diz que as instalações eram precárias, principalmente o sistema sanitário. A água potável, no tempo em que Lauro Pinto  por lá estudou, vinha de uma cisterna, abastecida com por calhas, por ocasião das chuvas.
Em 1919 houve um violento surto de febre tifóide, vitimando seis estudantes: Lídio Cabral  da Fonseca, Absalão Pinheiro, José Anísio Gomes, Artur Tupã e outro que Lauro Pinto não lembra o nome. O colégio foi fechado. Esta foi a primeira fase do Colégio Santo Antonio. 
Em 1930, o Colégio  é reaberto, desta vez confiado aos Irmãos Maristas, que ficam nas mesmas instalações até o final de  1935. No dia 7 de fevereiro de 1936 começou a funcionar na avenida Apodi, esquina com avenida Deodoro até os dias atuais.
 

José Mauro de Vasconcelos, aos 11 anos estudou no Colégio Santo Antonio,  que também já era conhecido pelo nome de Colégio Marista. Ele vai lembrar do Irmão Feliciano, aquele que foi o primeiro a descobrir a solidão da sua alma e também do Padre Monte, que era  Diretor Espiritual dos alunos e foi  escolhido para ser o patrono da primeira turma de concluintes, no ano de 1935. 
Padre Monte
-Você já viu o Padre Monte?

-Aquele magrinho de óculos.
-Sim. O  confessor do colégio ...
(VASCONCELOS, p.34)

As memórias de José Mauro neste período de estudante  estão registradas no livro "Vamos aquecer o Sol" (1974). Ele fez parte dessa primeira turma e narra o que viu na noite de 23 de novembro de 1935, ( no 8º Capítulo - A Viagem) quando começou a Insurreição Comunista, afetando a cerimônia de formatura, que não aconteceu. .

 (imagens do atual Convento dos Capuchinhos - onde funcionou o Colégio Santo Antonio)





Referências:

PINTO, Lauro. Natal que eu vi. Natal/RN: Imprensa Universitária, outubro 1971.
A ORDEM, jornal. Colégio Santo Antonio - Primeira Turma de Peritos Contadores- Ano I, nº  104, 20 de novembro de 1935.
A ORDEM, Jornal.  Colégio  Santo Antonio - Ano I, nº 162,  7 fevereiro 1936.
VASCONCELOS, José Mauro de. Vamos aquecer o Sol. São Paulo/SP: Melhoramentos,

Nenhum comentário: