terça-feira, 31 de março de 2020

OS XILÓGRAFOS DE 1999 NO RIO GRANDE DO NORTE

Assis Trajano, Aucides Sales, Dorian Gray, Emmanoel Duarte, João Natal, João Viannei, Pedro Pereira, Emanoel Amaral e Goreth Medeiros  foram os nomes dos xilógrafos que participaram do  álbum de xilogravuras,  organizado  pela Fundação José Augusto, através do projeto  Chico Traíra. Isso foi em agosto de 1999, quando a Fundação tinha na gestão Wodem Coutinho Madruga.
 21 anos  faz que as goivas do tempo sangram a casca da árvore dessa história. Resolvi trazer aos meus leitores, os desenhos  que fazem parte desse álbum. Vamos começar com ASSIS TRAJANO.  Nesta exposição virtual teremos a oportunidade de não apenas conhecermos os gravadores daquele tempo, como também tomaremos conhecimento sobre os poetas cordelistas que participaram da Coleção Chico Traíra.

Francisco de ASSIS TRAJANO da Silva, natural de Ceará-Mirim-RN, nasceu em 9 de abril de 1973. Executa gravuras, desenho artístico, pintura em aquarela e em azulejo e, também, modelagem em papel machê. O trabalho acima ilustrou a capa do folheto: "Nos Cem Anos de Cascudo" - autor Cícero Nascimento.
Para o folheto " Conheça Natal revivendo a sua História" - autora Lindaluz Ximenes de Andrade, Assis Trajano gravou  um ângulo interno do Forte dos Reis Magos.

Amanhã publicaremos  Aucides Sales.

Mané Beradeiro
31 de março 2020

Um comentário: