sexta-feira, 12 de junho de 2020

ELES CONJUGARAM INTENSAMENTE O VERBO AMAR

Amar, verbo intransitivo - nos disse o poeta Mário de Andrade, em 1927 e muitos séculos antes dele, um outro poeta, Paulo de  Tarso, escreveu uma carta que ainda hoje é eterna. Nela, Paulo de Tarso assegura ser o  AMOR a força maior do homem, superior a Fé e a Esperança.

Hoje, 12 de junho, é comemorado no Brasil, o Dia dos Namorados.  Estes seres que trocam carícias, que se nutrem do amor,  "O Sempre Amor" que canta e encanta a poeta Adélia Prado: ...o amor é coisa que mais quero.

E é em nome desse amor, eterno e transcendental, que eu quero mostrar aos leitores dois testemunhos de casais potiguares que  souberam ser eternos namorados. Refiro-me a Câmara Cascudo/Dahlia e Eider Furtado/Elenita.

Cascudo e Dahlia viveram 57 anos de união (1929-1986). Ele, quando faleceu no dia 30 de julho de 1986, às 16:30h, sua última palavra foi: Dahlia. Ela, por sua vez, também retribuiu o gesto de amor e em 1997, quando estava falecendo pronunciou: Luís, como carinhosamente o chamava. A Conexão entre os dois foi tão forte que faleceram com a mesma idade: 87 anos. Ela partiu 11 anos, exatamente a diferença de idade entre eles. Clique nas imagens e leia os depoimentos de Câmara Cascudo e Eider Furtado sobre suas respectivas namoradas.


Jornal A República
Eider Furtado e  Elenita conviveram 72 anos de casados. Ele faleceu em 6 de novembro de 2019, aos 96 anos de idade. Dona Elenita Furtado, aos 94 anos,  dá e recebe por parte dos filhos, netos e bisnetos o  amor familiar.
 
jornal A República








É de amor igual a estes que o mundo precisa. Amor que edifica, transforma, transcende. Que possamos ter muitos casais como esses. Eles conjugaram intensamente o verbo amar.

Francisco Martins
12 de junho de 2020


Referências

PRADO. Adélia. Poesia Reunida. São Paulo/SP. Editora Record, 2016, p.64 
Jornal  NOVO, Natal/RN -  Domingo 13 de julho 2016, Caderno Cultura. "As 30 maiores curiosidades de Cascudo" ( jornalista Henrique Arruda). p. 12.
Jornal A REPÚBLICA, Natal/RN - 15 de Junho 1956 -  "Namorados de ontem falam do primeiro encontro com os esposos de hoje"  (jornalista  Talis Andrade, fotógrafo José Seabra).
 

Nenhum comentário: