Apesar do cenário conturbado na economia,
consumidores natalenses e mossoroenses deverão ter gasto médio de,
respectivamente, R$ 393,00 e R$ 369,00 com presentes
Em um cenário de recessão econômica, o
consumidor natalense agirá com cautela neste final de ano. Entre aqueles que
receberão 13º salário, 45,9% usarão o abono extra para o pagamento de dívidas
já contraídas. Todavia, um aspecto positivo chama atenção: dos 16,7% que irão
às compras no período natalino com esse dinheiro, cerca de 60% pretendem gastar
mais de R$ 100, preferencialmente com itens de vestuário (61,6%), brinquedos
(22,6%) e calçados (16,4%). Outro indicador da cautela é o fato de que, para
evitar novas dívidas, as compras devem ser pagas à vista em dinheiro (66,7%).
A pesquisa realizada na capital potiguar pela Federação
do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN), por meio do
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) objetivou entender o
destino do 13º salário dos natalenses, e neste sentido mostrou também que as
compras de final de ano estarão concentradas no mês de dezembro (70,9%), sendo
a semana que antecede o Natal a opção mais apontada pelos entrevistados (41,2%).
Os consumidores natalenses mostraram certo
equilíbrio quando questionados sobre o local onde efetuarão as compras: 39,8%
desejam se dirigir, exclusivamente, ao comércio de rua tradicional, enquanto
que 31,8% pretendem buscar os presentes em lojas de shoppings centers.
Na hora de presentear filhos,
esposos(a)/namorados(a) e pais/mães, os consumidores natalenses estarão atentos
às promoções (49,2%), descontos (31,4%) e bom atendimento (25,6%) oferecidos
pelos lojistas. Isso porque, dentre outros motivos, houve alteração na situação
financeira da maior parte (36,8%) dos consumidores natalenses quando comparado
com o mesmo período do ano anterior. 32,5% dos entrevistados disseram que este
ano os gastos com compras serão os mesmos de 2014; já para uma parcela de 29,4%
dos consumidores da capital potiguar, os valores gastos este ano serão maiores
que os do ano passado.
O setor turístico também sente o reflexo da
movimentação econômica característica dos últimos dois meses do ano, uma vez
que coincide com o período de férias escolares e de muitos trabalhadores. Quase
30% dos consumidores natalenses afirmaram que sairão da cidade; deste universo,
42,6% pretendem viajar para outro estado do país. O interior do RN aparece logo
após, com 38,6% das intenções, seguido pelo litoral do estado (13,7%). Apenas
3% dos entrevistados disseram pretender fazer viagem internacional.
Para se deslocar, o consumidor da capital
potiguar optará, preferencialmente, pelo automóvel (52,3%) como meio de
transporte, enquanto que 26,4% viajará de avião, 14,5% fará alguma viagem de
ônibus, e 3,6% de van.
Cenário mossoroense
Em Mossoró, o cenário de intenção de compras
de final de ano se aproxima do encontrado na capital potiguar. O período
natalino, marcado pela intensificação do movimento no comércio varejista, será
de cautela também para o consumidor mossoroense, que este ano deverá usar o 13º
salário para quitar dívidas já existentes.
Entre aqueles que pretendem usar o abono
extra para realizar compras (16,3%), o valor médio a ser desembolsado será de
R$ 369,47, o que demostra uma pequena redução quando comparado ao valor
apontado no mesmo período do ano anterior, R$ R$ 392,87. Diante de um contexto
de redução da atividade econômica, desemprego, elevação das taxas de juros e
aumento da inflação, o valor médio atual, apesar de inferior ao de 2014, pode
ser visto como algo positivo.
Itens de vestuário (60,2%), brinquedos (22%)
e perfumes (13,4%) estão entre os mais citados pelos consumidores de Mossoró,
que deverão presentear, principalmente,
filhos (54,6%) e esposos(a)/namorados(a) (38,7%). A
pesquisa realizada pela Fecomércio RN, por meio do IPDC, mostrou ainda que
67,7% dos entrevistados optarão por adquirir seus presentes nos comércios de
rua, onde se encontram grande variedade de opções e preços baixos, enquanto que
17,3% se dirigirão aos shoppings centers; tudo isso preferencialmente durante a
semana que antecede o Natal (53,5%).
Para a escolha dos presentes, a serem pagos à vista em
dinheiro (70,3%), serão utilizados critérios como promoção (43,8%), bom
atendimento (32,6%) e descontos (29,4%). O pagamento à vista evidencia o
cuidado com as despesas em tempo de crise, o que é reforçado com a informação
de que 40,8% dos consumidores mossoroenses devem diminuir os gastos com compras
neste final de ano, em comparação com o ano passado.
Dados da pesquisa apontaram ainda que, durante o período
que compreende Natal e Ano Novo, apenas 37,2% dos mossoroenses pretendem
viajar. Desse total, 44,4% irão para o litoral do RN, enquanto que 33,2% se
dirigirão a outro estado do país, e 18,7% viajarão para outras cidades do
interior do estado. Assim como em Natal, o carro (71,9%) foi o meio de
transporte mais apontado pelos entrevistados para viajar no período de final de
ano; em seguida estão avião (11,9%), táxi (5,9%) e ônibus (5,9%).
Fonte: FECOMERCIO COMUNICAÇÕES