quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

DORINHA TIMOTEO TEM CONTO EM PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL

 Dorinha Timóteo é orgulho potiguar, é mulher guerreira com sangue de Clara Camarão, com fibra de Nísia Floresta, com poesia de Auta de Souza. Ela é uma das nossas melhores contadoras de histórias e tem reconhecimento internacional. Confiram lendo o texto abaixo



PROFESSORA TEM CONTO DE AUTORIA PRÓPRIA INCLUÍDO EM PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL


Há 33 anos convivendo em ambientes escolares, a professora Maria das Dores da Silva – ou apenas Dorinha, como prefere ser chamada – começou a se aventurar no mundo da literatura desde cedo. Ainda criança, apaixonou-se pelos livros e hoje, chama a si mesma de contadora de histórias. Responsável pela biblioteca da Escola Estadual Josino Macedo, Dorinha, de 53 anos, escreve contos há mais de 22. E um deles agora a levará para outro continente.
Em novembro de 2017, enquanto recebia o prêmio “Melhores Contistas 2017”, no “Festival de Contos” realizado pela Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas, Dorinha recebeu um convite para incluir um de seus contos no livro “Almanaque da Fauna Brasileira para Crianças”, que será lançado ainda esse ano. A professora enviou o conto “O Jumento Brasileiro” e a história foi aceita.
“Eles me convidaram para inscrever o conto, eu enviei e foi selecionado. Fiquei muito feliz”, disse Dorinha.
O livro será publicado em dois idiomas, o inglês e o português, e será direcionado para crianças de até 10 anos que estudem em escolas de língua portuguesa em Londres, na Inglaterra. O lançamento vai acontecer em duas cidades: na própria Londres, onde o evento contará com a participação das crianças para quem o livro é direcionado, e na cidade de Viana do Castelo, em Portugal.
Mas as conquistas não param por aí, Dorinha foi convidada para estar presente nos lançamentos e durante a solenidade que acontece em Portugal, a professora Dorinha e seu marido João Maria da Roca, também contador de histórias, farão apresentações de seus contos e serão homenageados. Dorinha, que sempre foi ligada à literatura, será empossada no Núcleo de Letras e Artes de Lisboa.
“É o reconhecimento do trabalho de uma vida inteira. E que vai mostrar nossa cultura, nosso sotaque, nossas cores”, afirmou a professora, orgulhosa de seu trabalho.
Para arcar com os custos da viagem, a professora reuniu uma comitiva com escritores que também viajarão para a Europa para promover cursos de contação de histórias. Além disso, Dorinha conta com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura do RN, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar – Codese, a quem a professora destaca a importância nessa jornada.
“A literatura que me trouxe até aqui, mas a SEEC e a CODESE têm sido palcos para que eu pudesse contar minhas histórias”, Dorinha reafirma.
Para a professora Dorinha, a conquista de reconhecimento é um passo importante, mas o que realmente enche seu coração é continuar escrevendo e contando suas histórias. “A literatura vislumbra outros mundos. Saímos do real e temos amplitude de outros mundos. É mais do que um ofício, é a paixão da minha vida”, conclui.

Texto coletado do site: http://www.educacao.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=171722&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA

Nenhum comentário: