segunda-feira, 28 de outubro de 2019

ESCOLA SILVINO BEZERRA ENCERROU PROJETO O MEU PE DE LARANJA LIMA

Francisco Martins - 9 anos
Francisco Martins - 55 anos
Um dia eu quando era criança li  "O Meu Pé de Laranja Lima", foi o primeiro livro que teve a capacidade de me fazer chorar.  Identifiquei-me  com Zezé.  Nossas surras, nossos sonhos, nossas árvores, nossas travessuras, quantas coincidências  em vidas tão distantes! Daí  em diante a paixão por José Mauro de Vasconcelos nunca mais deixou de crescer em meu coração. O tempo passou -  cumprindo o seu trabalho  desde quando  Deus assim se expressou: "Haja Luz" (Gn 1:3). Hoje, passados  46 anos daquela leitura, aqui estou com meus 55. E devo confessar que o livro mais famoso e editado de José Mauro de Vasconcelos continua provocando grandes emoções em minha vida. 2019 está sendo o ano em que livro e escritor são divulgados com grande intensidade nas escolas municipais da cidade de Parnamirim/RN,  meu berço cultural.  Sim, meu berço, pois aqui eu fui reconhecido como escritor, poeta, contador de histórias,  cordelista, editor de livros cartoneros e outras ações  que venho fazendo ao longo de onze anos pelas escolas e outras instituições. É bem verdade que tenho ido a outras cidades do Rio Grande do Norte, mas Parnamirim, que não me viu nascer como homem, deu-me a naturalidade de escriba. Fui batizado nas águas de um rio, que não existe em nenhum mapa geográfico do município, um RIO DE LEITURA, guarnecido por homens e mulheres  que protegem suas margens ciliares dos óleos pesados que denigrem Oceanos. Ah, Parnamirim! Como é bom está aqui.  Sexta-feira última, dia 25 de outubro, pela manhã, estive pela primeira vez na Escola Municipal  Silvino Bezerra, bairro de Santa Tereza, para encerramento de mais uma ação do projeto O Meu Pé de Laranja Lima.  Começamos em fevereiro de 2019  ( o terceiro ano do projeto)  e diferente dos anos anteriores, tivemos a adesão de várias escolas. Cada encerramento é uma sessão de sentimentos que acelera meu coração.  Vi painel com várias frases de alunos declarando o que mais chamou a atenção no livro; batizamos um pé de laranja que até então era anônimo e passou a se chamar Minguinho; bolo, afinal era festa; palestra sobre a vida e a obra de José Mauro; poemas para Portuga; concurso de desenhos, etc.Tudo organizado com muito zelo e carinho pelas professoras Anne Catherine e Deneide Duarte Alves.







3 comentários:

Unknown disse...

Foi uma honra trabalhar esse projeto c vc Martins.Grandes frutos virão!!!

Unknown disse...

Foi gratificante fazer parte desse trabalho tão bem idealizado e organizado por você Martins.Obrigada por ter inserido nossa escola nesse lindo projeto.

Unknown disse...

Foi gratificante fazer parte desse trabalho tão bem idealizado e organizado por você Martins.Obrigada por ter inserido nossa escola nesse lindo projeto.