quarta-feira, 23 de outubro de 2019

GERALDA EFIGÊNIA: SEMEADORA DE CORDELTECAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS


EU SOU GERALDA EFIGÊNIA
GRADUADA EM PEDAGOGIA
PROFESSORA HÁ MUITOS ANOS
LIDANDO COM A POESIA
NOS VERSOS ENCONTRO GUARIDA
E LAZER NO DIA A DIA.

NASCI EM CERRO CORÁ
DE ONDE SAI CRIANÇA
COM SEIS MESES DE IDADE
PORTANTO NÃO HÁ LEMBRANÇAS
FOI CURRAIS NOVOS AMIGOS
O BERÇO DA MINHA INFÂNCIA.

SOU FRUTO DE UM POETA
QUE SEMPRE EM VERSO ESCREVEU
RIMANDO E METRIFICANDO
O SABER QUE DEUS LHE DEU
E ENCANTANDO MULTIDÕES
ENQUANTO EM TERRA VIVEU.

SEU NOME ZÉ MILANEZ
POETA SINDICALISTA
EU NÃO TENHO O SEU TALENTO
MAS TAMBÉM SOU PROGRESSISTA
E ADMIRO TODA ARTE,
DOS POETAS REPENTISTAS.

A HORA AGORA É PRECISA
DA MINHA MÃE VOU FALAR
O NOME DELA TEM HONRA
AQUI E EM TODO LUGAR
POIS TEM NOME DE ESCOLA
NA CIDADE CERRO CORÁ.

SEU NOME NENZINHA MACEDO
MULHER SÁBIA E EXEMPLAR
MEU ÍCONE DE TODA HORA
UMA ESTRELA A ME GUIAR
COM ORGULHO DELA HERDEI
A FUNÇÃO DE ENSINAR (PROFESSORA).
  
VOU FALAR DOS MEUS IRMÃOS
FÁTIMA, GORETE, JACI
MAIA, CHICO E JOÃO
NÃO ESQUECENDO DARCI
FALTA A ÚLTIMA E A PRIMEIRA
ANA NERY E GENI.

SOU MÃE DE ARTHUR E EDINHO
DUAS PÉROLAS DE VALOR
ARTHUZINHO FOI PARA O CÉU
ASSIM DEUS DETERMINOU
E EDINHO É MINHA FORÇA
MEU FUTURO E MEU VIGOR.

JESUS ME DEU DUAS NETAS
JOIAS DO MEU BEM QUERER
AMORES DA MINHA VIDA
QUE PRECISAM CONHECER
ANNE E ANA CECILIA
SÃO PARTES DO MEU VIVER

TENHO AMIGOS SOU AMIGA
SOU FELIZ TENHO JESUS
EU AMO E SOU AMADA
DESFRUTO UM REINO DE LUZ
AGRADEÇO AGRADECIDA
O DEUS PAI QUE ME CONDUZ

NA RIMA VIVO BUSCANDO
SEMPRE ME APERFEIÇOAR
TUDO QUE ESCREVO TENTO
RIMAR E METRIFICAR
E COLOCAR A PAIXÃO
NA HORA DE VERSERJAR.

Geralda Efigênia Macedo da Silva, Professora Mestre, autora do projeto de alfabetização: a arte de escrever em versos, com experiência desenvolvida na Escola Estadual Ary Parreiras, onde alfabetizou 38 crianças por meio de rimas e prosas, culminando com a Antologia Literária Infantil, a primeira do RN, publicada em 2003, através do DEI.
A poeta faz parte de várias instituições culturais :  União Brasileira de Escritores - UBE/RN;  Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN – SPVA, na qual foi a primeira mulher presidente da instituição;  Associação Artística e Literária de Mulheres Potiguares -  ALAMP; Academia Potengiense de Letras e Artes – APLA de São Paulo do Potengi;

Como Subcoordenadora de Ensino Médio da rede estadual pública de ensino médio, implantou e implementou o projeto Cordelteca na escola, onde as escolas trabalharam a Literatura de Cordel, como eixo temático e as cordeltecas como ferramenta para a leitura e escrita de cordel, assim como o gênero literário erudito estudado aliado a literatura popular.
Foram 126 escolas que receberam financiamento para criarem as suas cordeltecas. O projeto foi disseminado na jornada pedagógica das escolas.
Várias experiências exitosas foram apresentadas a sociedade escolar.
Estudantes produzindo cordéis, declamando cordéis, os professores satisfeitos divulgam o trabalho dos seus alunos.
Ministra oficinas nas escolas publicas do Estado, pela Secretaria de Educação.
Tanto para estudantes quanto para professores.

Títulos de cordel publicados:

1.O cotidiano da escola municipal Mareci Gomes;
2. Vícios que matam – este como protagonismo da campanha conte até 10, do ministério público do RN;
3. Delinquência em foco;
4. Agora é oficial: cordelteca nas escolas da rede estadual do RN;
5.Trajetória da minha vida;
6. A historia de amor de Juvenal e Maria;
7. Saberes de Mulheres – lançamento no II festival de Nísia Floresta
8. História e Geografia no ensino superior;
9. Ensino da arte;
10. Cordelteca na escola projeto espetacular;
11. Conferencia de educação do campo: um sonho realizado.

 Geralda Efigênia está candidata à ANLiC pleiteando a cadeira 23.

Nenhum comentário: