domingo, 10 de novembro de 2019

“CONTOS DO MEU JEITO” - DO JEITO DE HAILTON MANGABEIRA


Cordel um estilo de poema difícil de ser feito.  Não é à toa que o poeta que escreve o cordel é também conhecido por poeta de bancada. Entenda-se por esta expressão, o significado de alguém que tem a missão de burilar o seu texto, ler, reler, guardar e após  dias e meses, se preciso for  voltar a analisá-lo para só depois entregar ao público.

São poucos os poetas que cumprem este ritual. Eu mesmo, quando comecei a trilhar nesta literatura tinha uma ânsia de apresentar logo o poema. Soltava-o como criança que brinca com pipa e somente depois que ele estava por aí, espalhado pelas redes sociais  e até mesmo impresso, é que eu notava quanto ele podia está melhor e voar com mais intensidade e beleza.

Ainda bem que aprendi a lição. Meus primeiros folhetos estão desmetrificados, contém erros de rimas e estrutura de estrofes (tanto na quantidade de versos como na quantidade de estrofes). Pensava em não corrigi-los, deixá-los assim, mas o poeta que cresce deseja ver sua obra qualificada, afinal é ela que vai falar por ele quando não mais estiver por aqui. Hoje estou refazendo todos eles e os atuais eu tenho uma preocupação maior antes de  deixá-los içar voo.

Faço essa introdução para o leitor  poder entender  a resenha do livro  “CONTOS DO MEU JEITO”, do Poeta Hailton Mangabeira. O livro foi lançado dia 12 de setembro pela Z-Editora.  O poeta tem 46 anos, é natural de Macaíba-RN. Seu nome civil é Hailton Alves Ferreira, mas adotou o artístico Hailton Mangabeira, em homenagem  ao distrito rural em que nasceu.

Nosso poeta é graduado em Pedagogia, Geografia, Especialista e Mestre em Educação. Atua como professor da rede  pública. É membro da Academia Macaibense de Letras – AML.  O poeta já assinou  138 folhetos de cordéis. Começou a escrever neste gênero em 2001 e seu primeiro folheto foi “ Macaíba – manancial de nobreza”. Já publicou dois livros,  além deste que estou resenhando e dedica-se também ao teatro, cinema e música. Portanto, Hailton Mangabeira é muito mais do que poeta,  é uma riqueza cultural.

Debrucei-me no livro acima e fiquei lendo desde o dia 29 de outubro até hoje, 10 de novembro. Foram 13 dias. Li  e reli. E depois  voltei a folheá-lo com o olhar do  leitor crítico.  E como é chato ser crítico. Primeiro porque nem todos valorizam a missão que ele presta à comunidade literária, segundo, se tudo ele disser corre o risco de não ser entendido e perder colegas e amigos. Mas, torço para que Hailton Mangabeira e outros mais que estou a ler e resenhar tenham a maturidade de que faço pelo Cordel.

O livro  tem um título que à priori pode causar certa estranheza ao leitor de cordel: “Contos do Meu Jeito”. Mas não há nada de errado aqui, afinal cada texto  é na verdade um conto, narrado  não em prosa, mas em poema. Hailton Mangabeira  participa com 12 poemas e os outros 2 são participações de dois convidados: Juliano José Alcântara de Oliveira e Sebastião Palhares de Freitas.

No tocante ao tema das histórias cordelizadas, o livro apresenta uma beleza de criação. Destaco aqui “O Livro Amarelo”; “O caderno mais bonito”; “Carta para Lindóia”. Quando o poeta opta em escrever um texto de gracejo, também  tece a trama do cordel com elementos e cenas  que atingem o objetivo: “Ojuara, o homem que levou chifre do Lobisomem” e “O homem que matou a geladeira” são dois cordéis que atestam o que afirmo.

“Contos do Meu Jeito” é um livro que não ofende, ao contrário faz bem ao leitor que não possui um olhar tão profundo. Até aqui é a parte boa do livro.  Quero, entretanto,  chamar a atenção do poeta para a experiência que relato nos três primeiros parágrafos desta resenha. Nota-se tangivelmente que houve uma pressa em ter o livro pronto, e o autor que  montou o conjunto de textos com poemas já publicados anteriormente, não teve a preocupação de revê-los.

A consequência é que temos uma série de erros, tais quais:  décimas com estruturas diferentes na sequência dos versos;  rimas repetidas numa mesma estrofe, rimas perdidas, muitos versos desmetrificados, erros de revisão.  Tudo coisas que poderiam não estar presentes no livro e que  agora, indelevelmente, mancham a beleza  de “Contos do Meu Jeito”.

Não vou mostrar aqui os erros que consegui encontrar. Até porque  isso não vem corroborar a ligação entre o leitor e o autor.  Mas fica a dica, para que nos próximos ele  espere um pouco mais e entregue seu material para ser  lido por alguém da sua confiança e que tenha competência no assunto.  Fora isso, penso que foi proposital o título do livro,  ele contou suas narrativas poéticas do SEU JEITO e zé-fim-nim!



Mané Beradeiro

10 de novembro de 2019

Nenhum comentário: