segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

CRÔNICA COM CORDEL DO DIA QUE CONHECI AREIA-PB

Ontem, 9 de fevereiro de 2020 eu tive a oportunidade de conhecer a cidade de Areia-PB. Fui com minha esposa Sandra Pimentel  as minhas irmãs: Socorro e Maristela Fernandes. Viajamos através da Fortur,  sendo ciceroneados pelo guia  Caius Marcellus ( Cauboy) e no volante, o competente Luciano, da empresa de ônibus Terra Dourada. Um passeio excelente, que recomendo a todos que queiram conhecer aquele lugar.

Escrevi até algumas estrofes no estilo de cordel narrando um pouco da viajem. 
 

Minha gente vou contar
O passeio pra Areia
Espetáculo de cultura
Mais belo que uma sereia
Guiado por um Cauboy
Que a ninguém nega peia.

Terra Dourada nos trouxe
Luciano não correu
Na cidade de Areia
A Gabi nos recebeu
E tudo foi tão bonito
Quem não veio já perdeu. 

No Engenho de Triunfo
Com rosa pra todo lado,
Cachaça forte e fraca
Deu alegria a calado.
Quem tomou caldo de cana
Ficou bem vitaminado.

Foi lá na Casa do Doce
Que o dinheiro gritou,
Com coisas tão saborosas
Quem gostou muito comprou
Ouvi uma mulher falando:
"-Compre ou não lhe dou!"

As imagens captadas
Já estão no celular
Irão para o facebook,
Instagram e nosso lar,
Mas na alma tatuada
Fica o riso e o lugar.

A pança ficou bem cheia
na Casa de Vó Maria
Um restaurante na Chã
Que nos deu muita alegria,
Comida boa demais
Sem nenhuma carestia.



Ambiente igual aquele
Não tem em todo lugar
Co'uma  cabra radialista
Que não para de falar.
Aquela engoliu chocalho
Você pode confiar.

No centro de Areia,
Aquarela cultural,
Na terra de Pedro Américo,
Pintor internacional,
Que vimos tantas belezas
etc e coisa e tal.

 Vou terminar o cordel
Dizendo com precisão
Que passeio igual a este
Eu guardo no coração,
Obrigado minha gente,
Até outra ocasião.

Digo adeus ao Sertão
Que já foi Bruxaxá
Descendo todas as curvas
Voltamos ao nosso lar.
Vamos poupar dinheiro
Pra de novo viajar.

Mané Beradeiro 
09 fevereiro 2020
 



Nenhum comentário: