sábado, 4 de fevereiro de 2017

CORDEL PRA LER, PENSAR E APRENDER


O poeta cordelista Mané Beradeiro defende a ideia de quê o folheto de cordel seja um instrumento não somente de leitura, em suas mais variadas nuances : humor, história, romance, política, etc, podendo também ser uma ferramenta que leve o leitor, admirador deste gênero poético, a outras leituras,  outras fontes que estejam  intrínsecas nas estrofes e provoquem o leitor a buscar esses livros para maior aprendizagem da sua cultura.
Agindo assim, o poeta Mané Beradeiro tem  se dedicado a construir cordéis que  estejam comprometidos com esta causa.  Entre os vários folhetos da sua autoria, destacam-se:

1) A Saga da Liberdade - em dois volumes, sendo o 1º A Origem no Brasil e o 2º  O Grito da cor negra, ambos votados para a história da escravidão no Brasil. Nestes folhetos, o poeta tomou como principal referência  o livro " O negro  na luta contra a escravidão", de Luiz Luna ( 2ª edição, Rio de Janeiro: Cátedra de Brasília, 1976).


2)  Salomão -o papagaio conselheiro - é um folheto que está repleto de intertextualidade, provocando o leitor a refletir sobre ecologia, cangaço, história, mitologia grega, folclore.


3) A Maior Separação - cordel  escrito com base em fatos reias - que trata sobre a séria questão da  depressão, dor, perda e morte e traz  como sugestão de leitura "Tudo vira outra história" da escritora Salizete Freire.


4) As plantas das caatingas (umbuzeiro, juazeiro e sabiá)  -  folheto dedicado às três árvores que foram estudadas pelo Dr. Benedito Vasconcelos Mendes - revela a importância delas para o homem nordestino. O cordel teve como fonte o livro homônimo de autoria do cientista Benedito Vasconcelos.


Esses folhetos podem ser comprados diretamente com o autor, através do telefone (084) 9.8719 4534 - whatsApp ou pelo e-mail momentodolivro@hotmail.com. Cada folheto tem o valor de R$ 2,50. Para os professores, o poeta disponibiliza um kit com os cinco folhetos e planos de aulas  sobre cada um deles, neste caso  o valor do kit é de R$ 20,00 .

2 comentários:

Unknown disse...

(Palmas) Grande Mané Beradeiro! Quando penso que já fez de tudo, vem com essa... Não bastasse a riqueza de suas produções, criou pacotes com planos de aulas para as suas obras. É simplesmente inovador. Parabéns, meu amigo! Sempre orgulhoso de você.Vou espalhar a ideia. Um abraço.

franciscomartinsescritor disse...

Obrigado amigo, agradeço a sua espalhação.