segunda-feira, 25 de junho de 2018

CANÇÃO DO CANAVIAL UM CORDEL PARA CONHECER A HISTÓRIA DE CEARÁ-MIRIM


Durante mais de trinta dias, de forma ininterrupta, trabalhou o poeta Mané Beradeiro no mínimo três horas/dia,  na construção do seu mais recente cordel:  Canção do Canavial na Briosa Vila de Ceará-Mirim  - origem, apogeu e decadência dos seus engenhos.
O poema tem mais de 500 versos montados em 85 estrofes e tem como tema principal o ciclo aristocrático dos senhores de engenho.  O cordel-livro a ser lançado em agosto próximo, na Biblioteca Pública Municipal Doutor Pacheco Dantas, em Ceará-Mirim-RN, tem muitos conhecimentos que podem caracterizá-lo como paradidático. Canção do Canavial  tem na primeira parte o cordel propriamente dito, depois vem informações históricas sobre a história de Ceará-Mirim, seguido da relação com os nomes dos engenhos que o poeta conseguiu durante a pesquisa, textos em prosa de Nilo Pereira e Edgar Barbosa, escritores do vale e por último imagens do patrimônio daquele rico período, como casas e engenhos.
O poeta Mané Beradeiro não mediu esforços para ler e reler as obras que estão presentes na bibliografia. Entre as obras consultadas, diz o poeta: "li pela quarta vez o livro Oiteiro, de Madalena Antunes. Pela terceira vez o romance biográfico A Rosa Verde, de Nilo Pereira e pela segunda vez Imagens do Ceará-Mirim, do mesmo autor".
Frisa o poeta a importância das bibliotecas de Oreny Júnior, Paulo de Tarso Correia de Melo e das instituições Academia Norte Rio Grandense de Letras e do Conselho Estadual de Cultura que possibilitaram consultas ao pesquisador.
Nos próximos dias, tão logo passe pela revisao a ser feita por Gilberto Cardoso dos Santos e receber as ilustrações de Novenil Barros, o cordel entrará no prelo.

Nenhum comentário: