sexta-feira, 5 de julho de 2019

DIA 24 DE JULHO SERÁ LANÇADA A 2 EDIÇÃO DO CORDEL-LIVRO CARTONERO A AVÓ COM A SAIA DE MERINÓ - A POÉTICA HISTÓRIA DE DINDINHA

O cordel-livro " A AVÓ COM A SAIA DE MERINÓ - a poética história de Dindinha" que teve a sua primeira edição em junho de 2017, pela editora Carolina Cartonera, estará  sendo publicado em julho de 2019  com a 2 edição, pela mesma editora. Desta vez, a capa do cordel-livro presta uma homenagem a  Maria Daluz, in memoriam, avó materna do artista plástico Lucas Marques, que ilustrou o livro Doutor Buti, de Francisco Martins, que assina o cordel com o heterônimo de Mané Beradeiro. O desenho foi todo produzido com canetas esferográficas. 
Dindinha foi Silvina de Paula Rodrigues (1828-1908), avó de Eloy, Henrique, Auta , Irineu e João Câncio todos criados por ela, após o falecimento dos pais.  Dindinha nunca se deixou fotografar, acreditava que a captura da imagem roubava a alma do corpo. Diante da impossibilidade de ilustrar a capa do cordel-livro com a foto da protagonista, o poeta Mané Beradeiro fez o convite a Lucas Marques que soube ser sensível,  cedendo o uso de imagem do seu desenho para este propósito.
Lucas Marques
O texto do poema é constituído por 36 estrofes de sextilhas, com sete sílabas poéticas. A segunda parte contém dados biográficos dos personagens citados, fotografias e referências. Um trabalho literário para quem deseja conhecer curiosidade da história e literatura  do Rio Grande do Norte. O lançamento será dia 24 de julho, às 14 h, no evento do Chá Literário em homenagem às avós, na Escola Municipal Professor Jussier Santos, em Parnamirim.


Nenhum comentário: