segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

CORDEL COLETIVO A PAULO NUNES BATISTA

A Nordestina Editora está ultimando um cordel coletivo com a participação de 30 poetas de vários estados brasileiros, que vão homenagear Paulo Nunes Batista. Natural de João Pessoa/PB, nasceu no dia 2 de agosto de 1924, numa família que chegaria a 12 irmãos. Ele foi o 9º. Seu pai, Francisco das Chagas Batista -  o primeiro poeta a organizar e publicar uma antologia de cordel no Brasil (1929). Seu irmão Sebastião Nunes Batista fixou o nome na galeria dos maiores pesquisadores do cordel brasileiro.
Nosso homenageado começou a trabalhar muito cedo: vendeu doces nas ruas,  cobrador de ônibus, vendedor de cordéis nas feiras livres, eletricista, mecânico, ferreiro, lustrador de móveis, carpinteiro, professor de português, matemática, ciências, história e geografia.  Andou por este Brasil buscando sobreviver e  viver. Recife, Maceió, Rio Largo, Viçosa, Rio de Janeiro, Saco da Onça/BA ... e finalmente chega em Goiás na noite do dia 15 de janeiro de 1947. 
Paulo Nunes Batista foi da Academia Goiana de Letras, cadeira 8, onde tomou posse em 31 de agosto de 2000.  Foi ele quem implantou no Planalto Central a literatura do cordel. Publicou muitos livros e mais de 100 folhetos. Especializou-se em escrever ABCs, um gênero do cordel. Faleceu no dia 1 de dezembro de 2019, aos 95 anos, em Anápolis/GO.  

Mané Beradeiro

Um comentário:

Marlucia Batista Monteiro disse...

QUERO AGRADECER A HOMENAGEM AO POETA, ESCRITOR, CORDELISTA, PARAIBANO PAULO NUNES BATISTA , E SEU PAI, POETA CORDELISTA, FRANCISCO DAS CHAGAS BATISTA. E NÃO DEIXAREMOS CAIR NO ESQUECIMENTO. PARABENS A TODOS!