quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

O HUMOR DE MANÉ BERADEIRO - RAPOSA DOIDA

Damião de Anita, era este o nome dele. No interior as pessoas são sempre conhecidas como sendo propriedade de uma outra. Ele era de Anita, e por sua vez Anita de Damião. Simples assim. Pelo menos nos últimos 20 anos era este seu nome, até que houve uma fatídica noite.
Foi Damião de Anita para uma festa, um forró de latada, nas  proximidades da sua casa, coisa que distava aproximadamente duas léguas. Estradinha de barro, mato de um lado e do outro. Apenas as estrelas e a lua davam claridade. Ele foi só.  Forró  animado por  Tonha Mota. Não tinha como não ser bom. Damião dançou, bebeu, e extrapolou na bebida. Quando terminou a festa e ele voltou para casa, mais melado do que pincel de aprendiz, a estradinha parecia que tinha estreitado mais ainda, andava levando mato no peito. Depois de um certo tempo, já pertinho de casa, parou para tirar água do joelho. Estava lá todo relaxado, olhava para as estrelas, via a lua e sentenciava em voz alta, como se estivesse mais alguém ali, além dele:
-Nunca, nunquinha que o homem foi a lua. Não acredito mesmo...
E a urinada estava a todo vapor.
Eis que sai da mata uma raposa. Uns quatro metros mais para cima, por onde ele teria que passar. Raposa parada, olhando para Damião de Anita,  olhos faiscando. Damião deu um grito para assustá-la, mas ela nem se mexeu. Outro grito. Nada!
Damião pensou deve está aluada.  Ameaçou jogar um pedaço de pau e foi aí então que ele foi atacado pela raposa, que mordeu exatamente naquele local. Abocanhou  o precioso de Damião e saiu em disparada levando o pedaço na boca.
Damião  quando percebeu o prejuízo  correu  pedindo socorro e segurando as calças ensanguentadas Foi atendido pelos vizinhos que imediatamente o levaram até a cidade mais próxima.
Na urgência houve o seguinte diálogo:
-Que aconteceu?
-Doutor ele foi mordido nas partes íntimas por uma raposa
-Ela chegou a dilacerar alguma  parte?
-Pior do que isso Doutor, ela não só mordeu como arrancou um pedaço
- hã!
E feita a cirurgia, depois que teve alta, Damião de Anita ficou sendo conhecida por Damião da Raposa.

Mané Beradeiro
26 de dezembro 2019

Nenhum comentário: