segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

PEQUENAS AULAS GRANDE LIÇÕES COM A PROFESSORA CEIÇA PAIVA

HORA DE APRENDER PORTUGUÊS.

Quando usar MIM ou ME?
MIM vem sempre acompanhado de preposição;
ME vem sempre acompanhado de verbo:
. Passe para MIM essa caneta. (Mim, vem acompanhado da preposição 'para')
. Você gosta de MIM, o quanto gosta dela? (Mim, vem acompanhado da preposição 'de')
. Vim te ver, pois ME preocupei com você. (Me, vem acompanhado do verbo preocupar)
. Amanhã você ME fala o que faremos no sábado. (Me, vem acompanhado do verbo falar))
. Gosto de ME arrumar antes de sair. (Me, vem acompanhado do verbo arrumar).
“ME” se trata de um pronome pessoal oblíquo átono, e observando , pode-se ver nos exemplos, que está sempre acompanhado de um verbo, esta é a principal característica que o diferencia na hora de “MIM”, que é um pronome pessoal oblíquo tônico que ao invés de verbos, é sempre acompanhado de preposições.
Desse modo, quando usar Mim ou Me, é só lembrar que MIM não conjuga verbo e por isso, deverá estar acompanhado de preposições (a, até, com, contra, de, em, entre, para, por, sem, sob, sobre,)
- Assim, o certo seria:
"Não ME inveje" (ME está acompanhado do verbo 'invejar').






Compartilhado do Facebook de Ceição Paiva.


Nenhum comentário: