sábado, 28 de dezembro de 2019

OS NOTÁVEIS E ANÔNIMOS NO PAINEL DE FLÁVIO TAVARES


Este belíssimo painel, óleo sobre tela, medindo 9 metros de comprimento por 3 metros de altura é fruto do trabalho de Flávio Tavares e foi pintado em 2008. Ele está fixado num dos salões do espaço cultural Estação das Ciências, em Ponta Seixas, João Pessoa-PB. Eu já devo ter visitado este lugar umas quatro vezes ou mais.  Sempre me encanto com a beleza do painel. E fico pensando no trabalho que teve Flávio Tavares.


Hoje eu estive lá mais uma vez. Fiquei parado olhando detalhes e eis que percebo que o painel  "No Reinado do Sol" ( é este o nome dado pelo pintor), traz muitas informações sobre a vida cultural do povo paraibano. Focando os olhos e correndo devagar, eis que me deparo com Ariano Suassuna,  José Américo e Augusto dos Anjos. Três grandes nomes que enobrecem nossa literatura.

Ariano Suassuna
Augusto dos Anjos
José Américo
Aprendi que a vida é como um grande painel de Flávio Tavares, cheio de pessoas notáveis e anônimas, mas todas elas extremamente necessárias à beleza do painel.

Francisco Martins
28 de dezembro 2019

Nenhum comentário: