quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

UMA RETROSPECTIVA CULTURAL NOS 11 ANOS DAS ATIVIDADES

Eu sabia que um dia chegaria este momento, o que eu não sabia é que quando ele acontecesse eu teria um legado tão bonito à cultura. Foi ontem, 11 de dezembro de 2019, na escola Municipal Rubens Lemos, em Parnamirim/RN, por ocasião do 10º aniversário da Biblioteca da qual sou patrono (desde  2014), que fui homenageado pela comunidade escolar e aproveitei para encerrar minhas atividades diárias culturais pelas escolas.
Francisco Martins  - 2008

É um momento de retrospectiva. Tudo começou em outubro de 2008, quando tive a ousadia de falar aos alunos sobre a importância da leitura. Em fevereiro de 2009 criei a personagem Mané Beradeiro, e ele cresceu tanto que hoje é quase impossível saber quando eu sou Francisco Martins e quando estou sendo Mané Beradeiro. O heterônimo vive e respira em meu corpo, usa minha mente e escreve sobre temas relacionados à cultura popular.
Mané Beradeiro - 2009
 No mesmo ano, em outubro de 2009, foi a vez de acordar o palhaço que existia dentro de mim e estava adormecido desde 1979. Ele chegou e com ele eu fui aprendendo a ser palhaço, a acreditar que a matéria que nos faz é diferente dos outros homens. O que nos alimenta não é apenas o pão, mas sobretudo o sorriso das crianças. Leiturino, um palhaço que tem um livro no lugar do coração.
Leiturino - 2009
 Um escritor, dois personagens, estaria faltando mais alguma coisa para a receita da alegria ser completa? Sim. Faltava Ananias e sua entrada no projeto se deu em fevereiro de 2011.
Ananias - Fevereiro 2011
Daí para frente estava cada vez mais sendo conhecida as ações desenvolvidas nas escolas e igrejas. Se os números dizem algo, ei-los:

2009....19 ações 
2010....53 ações
2011....41 ações
2012....79 ações
2013....79 ações
2014....116 ações
2015....75 ações
2016 ....89  ações 
2017 ....107 ações
2018.....79 ações
2019.....95 ações

Total de ações em 11 anos de atividades: 832

E para 2020?

Bem! Vamos aguardar chegar. Por enquanto estou como o salmista: aguardando, confiando e esperando no Senhor, pois Nele nunca me decepcionei.

Francisco Martins
Mané Beradeiro
Leiturino



7 comentários:

Aracy Gomes disse...

Tens uma beleza interior deslumbrante, ainda mais porque és iluminado pelo seu generoso coração. Desejo que o ano vindouro Deus de acordo com a vontade dEle conceda os desejos do teu coração.

franciscomartinsescritor disse...

Obrigado Aracy.

Magaly disse...

Parabéns pela dedicação a nossa cultura. Que Deus te abençoe sempre com muita saúde e amor para compartilhar durantes cada evento de sua história ❤️��

Unknown disse...

Parabéns pela magnífica contribuição à nossa cultura! Viva!

Unknown disse...

Deus continue abençoando seus projetos,pois através de suas ações você leva alegria e cultura às pessoas.Admiração!!

Adriano Freire disse...

Parabéns amigo , Deus a ti iluminar cada vez mais ..... vc tem um bom coração. Parabéns pelos seus projetos.

franciscomartinsescritor disse...

Muito obrigado Adriano.