sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

A SOLIDÃO DA IMORTALIDADE


Fui ao Morada da Paz me despedir de João Batista Pinheiro Cabral. Era seu sepultamento. Poucas pessoas compareceram ao ato. Muitas mulheres, alguns homens, e do círculo cultural eu só consegui identificar Doutor Armando Holanda. Se tinha outros, não os conhecia.
Fiquei pensando na "irmandade " ou "confraria" que realmente é cultivada pelas instituições que ele pertencia. Onde estavam aqueles que o procuraram para obter o seu voto quando se candidataram?
A imortalidade pode até se vestir de capelo, túnica, murça, pelerine ou qualquer outro nome que a ela seja dado, mas de uma coisa eu tenho certeza: a imortalidade é seca e solitária. Zombemos dela enquanto vida tivermos! Não tenhamos a pretensão de que multidão estará se despedindo do nosso corpo, excerto se tivermos sidos políticos ou magistrados.
O sepultamento de um escritor é silencioso, como as letras de um alfabeto. E é com elas que eu formei as palavras: Adeus, gratidão e obrigado.


Francisco Martins
10.02.2023

Nenhum comentário: