quarta-feira, 18 de novembro de 2009

UM GRANDE DESAFIO - PARTE II


Terminei a primeira parte de ULISSES, livro de James Joyce. A leitura teve início no dia 4 de novembro p.p; Esse primeiro capítulo tem apenas dezoito páginas, mas confesso a vocês que seu conteúdo ultrapassa.
Com alegria eu digo a alguns intelectuais que estou lendo ULISSES e tem aqueles que conseguem me incentivar a continuar a leitura, mas encontro também quem não se identificou com a obra. Relembro então as palavras de Ezra Pound: " Ulisses não é um livro que todo mundo irá admirar, ...mas é coagido a ler a fim de ter uma idéia nítida do ponto de chegada de nossa arte, em nossa profissão de escritor"¹. Isso serve de consolo. Numa tarde, conversando com uma professora de português, ela me disse: "Você só vai gostar mesmo deste livro quando estiver lendo pela quarta vez". E diante desta experiência eu faço minhas as palavras do proprio James Jayce "Ou se crê ou não se crê, não é?"
E como ULISSES não é um livro para ser lido a primeira vez num pouco espaço de tempo, debruço-me no universo das palavras e expressões na esperança que a Trindade que tudo conhece dê-me inteligência e perseverança In nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti.

A saga continua... e se o amigo visitante tiver algum material sobre essa obra e desejar compartilhar comigo ficarei muito grato.


¹ Joice e o estudo dos romances modernos. Ed Mayo. Ano 1974

Nenhum comentário: