quarta-feira, 1 de agosto de 2018

AS ATIVIDADES CULTURAIS NO FINAL DE JULHO




Embora de férias, não deixei  de realizar algumas atividades culturais. Estive pela manhã  e à tarde do dia 24, na Escola Municipal Manoel Machado (Parnamirim), onde como escritor falei para crianças e adolescentes sobre como me tornei escritor e a importância da leitura neste processo de construção.
"Escrever é esquecer.
A Literatura é a maneira
mais agradável de "ignorar a vida"
Fernando Pessoa
Hoje pela manhã tivemos o prazer de receber o poeta Francisco Francisco Martins para um bate papo com os alunos da Escola Municipal Manoel Manoel Machado falando como iniciou sua vida no mundo literário "faz de conta" em comemoração ao dia do escritor.
Obrigada ao poeta Francisco Martins pela belíssima explanação, tenho certeza que para os nossos pequenos ficou marcado no coração de cada um cada palavra, cada relato feito por você."

(texto da professora Itamara Fernandes, mediadora de leitura)
 Foto de Maria Itamar Andrade Fernandes Oliveira.


Foto de Maria Itamar Andrade Fernandes Oliveira.

 Foto de Francisco Martins.
No dia 25, pela manhã, foi agraciado com uma linda ação cultural que a professora Jarlene  Carvalho, mediadora de leitura da Escola Municipal  Manoel Vicente de Paiva (Parnamirim), que prestando homenagem às avós usou o meu poema em cordel " A Avó com a saia de merinó - a poética história de Dindinha" ( avó de Auta de Souza, Eloy de Souza e Henrique Castriciano)

Foto de Francisco Martins.

A professora Jarlene Carvalho  se apresentou como sendo a própria Auta de Souza e estava ali para ler um cordel escritor por Mané Beradeiro.
À noite, retornando a Escola Manoel Machado, dei  início  a um projeto de construção de um livro cartonero com alguns alunos da Educação de Jovens e Adultos.

Foto de Francisco Martins.
  Foto de Francisco Martins.
Dia 26, quinta-feira estive conhecendo a Escola Municipal Dayse Hall, em Macaiba-RN, oportunidade em que os alunos e professores puderam ver meu trabalho de contador de histórias. Durante um mês eles leram vários folhetos de cordel da minha autoria.

"Dentro de alguns minutos mais uma apresentação de Mané Beradeiro"
Por enquanto foi isso!