sábado, 2 de janeiro de 2021

UM NOVO CORDEL BÍBLICO -PARTE I

 

 Estou escrevendo um cordel,  por enquanto ele tem como título "As sete igrejas da Ásia", ainda não sei se será definitivo ou se mudarei lá na frente.  Gostaria de compartilhar com vocês o nascimento deste poema. Na verdade eu tinha até esquecido dele. Sim, nem mais lembrava que comecei a escrevê-lo numa noite do dia 7 de julho de 2020. Retomei ontem e quero concluí-lo até o final de janeiro.


 "As sete igrejas da Ásia" será mais um texto de cordel bíblico. O que escrevo é com base na leitura dos capítulos 2 a 3 do livro de Apocalipse. Faço-o usando estrofes de seis versos (sextilhas), aplicando a estrutura da rima xaxaxa ( onde apenas os versos pares (a) rimam).

Minha gente preste atenção
No que eu irei narrar
São coisas de profecias 
Que João pôs a revelar
No Livro do Apocalipse
Que Deus lhe deu pra mostrar 
 
Como todos os demais folhetos que escrevo dentro desta temática, neste quero também levar ao leitor que a mensagem é atual e se aplica também a nós, por isso escrevi:
 
João, Apóstolo, testemunha
Que felizes são aqueles
Que leem e que escutam
Profecias para eles
"Pois o tempo está próximo"
Eu e tu somos um deles.
 
 Este tempo próximo, foge a cronologia humana ...
 
Quando diz: "Que está próximo"
Quer dizer que  está pertinho
Que nada vai demorar
Acredite, meu bichinho!
Tempo é coisa de humano,
Dividido em escaninho.
 
Feita esta introdução, o poeta começa então a falar  das verdades que estão presentes no texto base ...

Sabe, Jesus, Soberano?
Breve  Ele voltará!
Ele virá com as nuvens
"E todo olho o verá"
Acreditando ou não
O fato acontecerá.
 
A faculdade de não crer, não é maior do que a faculdade de crer, já disse o escritor Edgar Barbosa, por isso, independente da nossa fé,  o plano de Deus não falhará.
 
Isso é coisa de Deus-Pai
Cuja Palavra é pura
Nunca deixou de cumprir
O que tem na Escritura
Ele é o alfa e o ômega,
Tome tento criatura! 
 
O último verso da estrofe acima eu recorro a uma expressão popular, que tanto ouvia na minha infância, quando as pessoas queriam nos dizer: crie juízo!
Amanhã continuo a segunda parte dessa postagem.
 
Mané Beradeiro
02 janeiro 2021

 
 

 

 
 
 
 
 

4 comentários:

Arlete Souza disse...

👏🏼👏🏼👏🏼 ansiosa pela continuidade !!!

Aracy Gomes disse...

No aguardo do final🤝

Unknown disse...

Muito legal mesmo. No capricho

Marco Lianza. disse...

Com certeza mais um belo escrito.