segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

UM NOVO CORDEL BÍBLICO - PARTE III

 

 Eis que estou de volta trazendo  aos poucos as estrofes do cordel que está em construção, cujo título, se não mudar, ficará sendo "As sete igrejas da Ásia". Na postagem anterior  as estrofes  se referem aos versículos finais do capítulo 1 do livro de Apocalipse, vamos continuar  e adentrar no capítulo 2.

Jesus disse para ele:
Não foi vão o sacrifício
"Tenho as chaves da  Morte
E do Inferno", precipício.
Escreva às sete igrejas
Eu lhe dou este ofício. 
 
 Quando fiz referência as chaves (vide postagem II) eu estava preparando o terreno para chegar até a estrofe acima e apresentar ao leitor, a Onipotência de Jesus, que tem as chaves da Morte e do Inferno. A partir da estrofe seguinte  estaremos na capítulo 2  de Apocalipse 
 
A Éfeso você vai dizer:
Eu conheço o bem que faz
Sua luta, perseverança,
Mas isso não lhe perfaz.
Volte ao primeiro amor 
Você pode e é capaz!.
 
Pedir perdão só faz bem,
Até os gigantes caem.
Nesta estrada da vida
Uns chegam e outros saem,
Há os que sabem viver
E aqueles que só retraem.

À igreja de Esmirna
É preciso bem lembrar
Conheço vocês inteiros
Posso até enumerar
Sei da sua tribulação
Da pobreza do lugar.

Da blasfêmia que existe
Dos que profanam demais
Dão dois passos para a frente
Dobro deles são carnais.
Mas há santos na igreja
Eu conheço seus anais.

Diga João a estes santos:
"Sê fiel até à morte"
Coroa linda darei
Que será seu passaporte
Quem usar joia sagrada
Nunca perderá seu norte.

Pérgamo precisa ver
Que trago em minha mão
Espada bem afiada
Com cortes de precisão,
Instrumento indispensável
Na luta e libertação.

Quem comigo vence a luta
Bom maná irá provar
Pois eu sou o Pão da Vida
Você pode acreditar
Já não tem condenação
Quem ao meu lado ficar.
 
Até aqui três igrejas já foram citadas: Éfeso, Esmirna e Pérgamo. Como será que o poeta vai apresentar a mensagem às outras igrejas?
 Isso saberemos na postagem  da Parte IV.  Breve!

Mané Beradeiro
04 janeiro 2021


2 comentários:

Poesia do Bem disse...

Muito bom aprender mais da bíblia na linguagem do cordel

Arlete Souza disse...

Vc faz com que eu veja o livro de apocalipse com uma beleza que até então não via ... Uma nova perspectiva! Gratidão 🙏🏼☺️