quinta-feira, 29 de março de 2018

COMENTANDO MINHAS LEITURAS EM 2018: O MISTÉRIO DO VERDE NASCE

Há livro que foram escritos para se tornarem inesquecíveis,  "O Mistério do Verde Nasce" de Ana Cláudia Trigueiro de Lucena é uma deles. A história que ele tem é um misto de memória e romance histórico, onde o leitor vai se deixando prender pelo mote desenvolvido pela autora, que dentro da sua narrativa soube trabalhar o tempo e o espaço diegético, algo quem nem todos conseguem fazer com segurança, pois muitos pecam em não fazer pesquisa de época.
Nesse livro, Cláudia Trigueiro teve o cuidado de trazer ao leitor fatos, pessoas e datas com credibilidade. As frases vão vestindo as personagens e dando forma a história romanceada, ao mesmo tempo em que o ambiente se descortina com sua geografia humana e ambiental. "O Mistério do Verde Nasce" nos fala de um tema que escritores famosos do Ceará-Mirim não tiveram seu olhar voltado para tal assunto, pelo menos com a profundidade que nos dá Cláudia Trigueiro. Não me recordo de ter lido nada sobre isso em Oiteiro, de Magdalena Antunes, em A Rosa Verde, de Nilo Pereira, dois grandes escritores que viveram naquele vale e a história de Emma já era há muito conhecida. O que importa é que agora, em 2018, a escritora Cláudia Trigueiro preenche essa lacuna com beleza e louvor. 
Editado pela CJA, com capa de Marcos André T. Lucena,  ilustrações de Edmar Claudio Mendes e revisão de Andreia Braz, o romance tem 22 capítulos, em sua parte principal e depois há um bônus sobre a escritora, o ilustrador, a pesquisa e outras considerações que foram tão importantes na construção do livro. A protagonista não é Emma, mas Maria, que conhece o Verde Nasce desde a sua infância. É por meio dela, da sua curiosidade que temos as respostas para as perguntas que existem em torno do túmulo de Emma, edificado naquele vale desde o longínquo  ano de 1881.
Quando li "O Mistério do Verde Nasce" confesso que em diversos momentos minh'alma ficou embevecida com as cenas que o texto me permitiam criar, emoções como essas, tive também quando li Oitero. Creio que devo atribuir isso ao fato de ter vivido minha infância naquela cidade. Encanta-me tudo que é escrito com arte  e seja referente a cultura daquele vale.
Ouso afirmar que esse é um livro não apenas inesquecível, mas extremamente necessário aos leitores, às boas bibliotecas públicas e particulares, aos professores e alunos que devem conhecer a história e a cultura presente em Ceará-Mirim.  Há missões que são singulares, e escrever "O Mistério do Verde Nasce" foi uma atribuída a Cláudia Trigueiro. Mas por que tão somente agora, depois de 137 anos que Emma foi sepultada? Não sei responder, mas fico com a sólida palavra de quem tudo sabe: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o  propósito debaixo do céu" (Eclesiastes 3:1).
Finalmente, quero ultimar essa resenha usando uma frase que achei impactante dentro do livro: "Os coronéis morreram com suas riquezas, e a estrada mostrava apenas casarões desabitados" (p. 144), completo, se assim me permite Cláudia Trigueiro, que tão certo quanto é a beleza daquele vale, quanto tão sólida são as torres da Igreja matriz, o seu livro tem a semente e o sabor de um clássico regional. 

Francisco Martins
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Eclesiastes 3:1
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Eclesiastes 3:1


Nenhum comentário: