domingo, 4 de novembro de 2018

MINHA JABUTICABEIRA

É  preciso  ter paciência  para ver os frutos brotarem. Às  vezes os projetos não  dão  certo como planejamos. Tudo tem seu tempo, sua hora, seu momento. Há  uma força  que sabe quando deve emergir. Ela trabalha silenciosamente no interior preparando o qua vai ser flor, flor que dará  fruto, fruto que nos trará  prazer.  Vivi isso recentemente com a minha jabuticabeira. Ao comprá-la o vendedor garantiu que aos dois anos de  idade estaria frutificando. Não  aconteceu.
Dediquei-me a ela, e, à  semelhança  de Zezé, também tive diálogos sobre nós.  Falei das minhas confidências. Disse o quanto ela é  importante para mim. Não  sei bem até  onde isso foi transformador, o que posso assegurar é  que a jabuticabeira deixou de ser menina e passou a viver seus ciclos férteis.  Li para ela o poema  "Menina e Moça"  de Machado de Assis, dando ênfase  a estas duas  estrofes:

Está  naquela idade inquieta e duvidosa
Que não  é dia claro e é  já  o alvorecer;
Entre aberto o botão,  entrefechada rosa,
Um pouco de menina,  e um pouco de mulher.
...

É  que esta  criatura, adorável,  divina,
Nem se pode explicar, nem se pode entender:
Procura-se a mulher e encontra-se a menina,
Quer-se ver a menina e encontra-se a mulher!

Francisco Martins
4 de novembro  2018

Nenhum comentário: